segunda-feira, 9 de abril de 2018

➤BOM DIA!

Quem sustenta o acampamento?

Desde que se anunciou a ida de Lula para a cadeia em Curitiba, um bando de ditos militantes, foi se formando no entorno do prédio da Polícia Federal. Uma grande quantidade de ônibus transportando os apoiadores do ex-presidente, tem chegado com gente que fica acampada nas imediações de onde ele está preso e, para hoje, é anunciada a chegada de mais não sei quantos ônibus com gente que deseja permanecer no local até que Luiz Inácio seja solto.

Escutei a notícia, assisti na televisão e fiquei pensando em algumas coisas que, pelo menos para mim, soam muito estranhas: quem paga os ônibus que conduzem os manifestantes? Nenhum dos apoiadores do ex-presidente trabalha? Ficam dias e dias acampados e, trabalho que é bom, nem pensar. Se bem que podem fazer parte dos 13 milhões de desempregados oriundos dos governos petistas.

Outra coisa é preciso esclarecer: quem paga a alimentação de todo este pessoal? Se estão ali sem trabalhar, significa que não ganham nada, logo alguém tem que pagar a comida deles. E olha que a despesa não deve ser pouca.

Ficam acampados ali, dormem na rua e passam o dia agitando bandeiras, gritando palavras de ordem e provocando quem se manifeste contrariamente. Como estão na rua, algo que talvez não tenha importância para muitos, é preciso perguntar: não tomam banho?

Mas voltando ao começo, o que me preocupa mesmo, é saber quem está patrocinando toda a farra dos militantes (?) e apoiadores. Alguém tem que arcar com as despesas, que não são poucos, de transporte e alimentação, no mínimo.

Um ônibus para se deslocar, seja de onde for, para Curitiba, levando manifestantes, deve cobrar, e bem, de quem patrocina o evento. Será o MST, o MTST, o Sindicato dos metalúrgicos, onde Lula se escondeu durante dois ou três dias para fugir da justiça, será o PSOL, o PSTU, o PC do B? Será o Partido dos Trabalhadores ou algum empresário rico. Se bem que os mais abastados estão na cadeia, bem pertinho do ex-presidente.

Pão com mortadela, que foi distribuído em outros eventos, já não deve estar sendo muito aceito por quem está acampado em Curitiba. Devem estar querendo algo mais consistente, mais nutriente. E alguém deve estar patrocinando. Não vão querer convencer alguém que as despesas de viagem e alimentação ficam por conta deles. Afinal, não trabalham. Podem estar em férias, quem sabe?

Enquanto isso, políticos ligados ao ex-presidente, alguns envolvidos em denúncias na Lava Jato, estão em hotéis, comendo e bebendo do melhor, com banho e cama da melhor qualidade. Mas também não estão trabalhando. O lugar deles é no plenário do Senado, da Câmara pois, afinal, são muito bem pagos, por nós, para cumprir suas obrigações. Mas não cumprem, não dão explicação e fica tudo por isso mesmo!

E o pior de tudo é que vai continuar assim. Quem trabalha, quem sustenta o governo, quem paga os impostos, quem elege um bando de políticos que não trabalha, quem tem compromissos e vergonha na cara, segue assistindo um bando de vagabundos acampados em Curitiba, querendo que a justiça seja a que possa favorecer o chefe da quadrilha que, pelo menos até aqui, está preso, tomando café com pão e manteiga e comendo arroz com feijão, carne e salada.

Mas o que deve ser mais difícil para ele, é passar sem a “purinha” a que está acostumado. Ele é um dos poucos que sabem exatamente quem patrocina toda a farra dos acampados.

Machado Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário