segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

➤DESTAQUES

Direita volta ao poder no Chile
O ex-presidente Sebastián Piñera volta ao poder do Chile após vencer no domingo, 17, o segundo turno das eleições presidenciais, em uma votação que muda o mapa político da América Latina. Piñera teve 54,5% dos votos, frente a 45% do governista Alejandro Guillier. 
As eleições se converteram, na prática, em um plebiscito às reformas de Michele Bachelet, a última mulher que ainda governa a América Latina.
"No primeiro turno, conseguimos menos votos do que esperávamos e no segundo, mais votos do que acreditávamos", disse Piñera. O candidato de esquerda reconheceu que sofreu uma "derrota dura" e "mais profunda" que o esperado. O senador perdeu até mesmo em sua região, Antofagasta, no norte. 

Mercado eleva previsão de crescimento da economia para 2017 e 2018
Menos de uma semana depois de o governo elevar suas previsões de crescimento para a economia em 2017 e 2018, economistas do mercado financeiro mantiveram a tendência verificada nas últimas semanas e ampliaram mais uma vez suas expectativas de crescimento para este e para o próximo ano.
Segundo dados do relatório de mercado conhecido como "Focus", o mercado espera que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresça 0,96% em 2017 e 2,64% em 2018, as previsões da semana anterior eram de 0,91% e 2,62%.
Foi a terceira alta seguida na previsão do PIB de 2017 e a quinta semana seguida de elevação do PIB de 2018.
Na semana passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que o governo estima um crescimento de 1,1% do PIB em 2017 e de 3% em 2018.
O Focus é feito com base em pesquisas feitas na semana passada pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras.

Em 2018, horário de verão será mais curto
De acordo com o decreto, o horário de verão começará à 0h do primeiro domingo do mês de novembro e se encerrará à 0h do terceiro domingo de fevereiro. O decreto não informa que é uma medida temporária, apenas para 2018.
Pelas regras atuais, o horário de verão sempre começou no terceiro domingo de outubro e terminou no terceiro domingo de fevereiro.
A mudança foi feita a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que informou que o objetivo era evitar que “os diferentes fusos horários existentes no Brasil, acentuados pela mudança de ponteiros que tradicionalmente ocorre nos meses de verão nas regiões do Centro-Sul do país, não causem atrasos na apuração dos votos e na divulgação do resultado das eleições”. O segundo turno das eleições acontece no último domingo de outubro.
Durante o horário de verão, os relógios são adiantados uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Cabral e Adriana vão estudar para reduzir penas
Formação integralmente ética. Esse é o pilar da proposta pedagógica das Faculdades Batista do Paraná (Fabapar), onde o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo e o ex-secretário de governo Wilson Carlos pretendem fazer bacharelado em Teologia pelos próximos quatro anos, com o propósito de obter remissão de pena. Futuros estudantes do curso à distância, já que estão presos pelo esquema de corrupção no governo do Rio, os três não devem encontrar vida fácil nos estudos. Ex-alunos da instituição dizem que a cobrança dos professores é alta e que o conteúdo das aulas, principalmente sobre a Bíblia, é aprofundado.
Atualmente, apenas dois presos fazem o curso à distância — um deles é o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. A irmã dele, Alessandra da Costa, presa em maio, foi aprovada no mesmo vestibular de Sérgio Cabral.
Segundo a instituição, o currículo do curso é o mesmo para os alunos que vão às aulas presencialmente e para quem faz a modalidade à distância. São 4.200 horas de estudo, com aulas em texto e vídeo. A prova pode ser feita na faculdade, se o presídio deixar. Caso a unidade prisional não permita acesso à internet nem encontro presencial, todo o conteúdo é transformado em texto, e a prova é enviada pelo correio. 

Segunda-feira terá temperatura agradável no Rio Grande do Sul
O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas ainda haverá instabilidade. Pontos da Serra, Grande Porto Alegre, Litoral Norte e da área da Capital podem ter mais nuvens e chance de precipitação principalmente no começo do dia, mas no decorrer do período o sol aparece com nuvens na maioria destas áreas.
Na região de Torres, o tempo pode ficar mais fechado nesta segunda-feira com períodos de chuva. Um ar mais frio atua no Sul gaúcho, onde o dia começa com temperatura baixa para a época do ano. Grande parte das cidades do Estado terá uma jornada agradável, mas no Noroeste segue quente.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima será de 17°C e máxima de 27º. Em Vacaria e em Uruguaiana, a máxima vai chegar a 32°C, as maiores temperaturas do Estado nesta segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário