quarta-feira, 27 de setembro de 2017

➤DESTAQUES










Forças de segurança operam na Rocinha, Alemão, Vidigal e Baixada
Pelo menos quatro operações são realizadas por forças de segurança na Região Metropolitana do Rio na manhã desta quarta-feira (27): na Rocinha, no Complexo do Alemão, no Vidigal e em Duque de Caxias, na Baixada. As operações ocorrem um dia depois de mensagens em redes sociais afirmarem que o traficante Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, pivô dos últimos confrontos na Rocinha, teria se escondido no Complexo do Alemão. Também houve boatos de que o rival de Antônio Bomfim Lopes, o Nem, esteja circulando entre Rocinha e Vidigal. A Polícia Militar, no entanto, não confirma essas suspeitas nem que as operações desta quarta tenham este objetivo. No Complexo do Alemão, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) atua na comunidade da Fazendinha. Na Rocinha, a atuação é do Batalhão de Choque. Pelo 6º dia, militares das Forças Armadas cercam a comunidade para que a polícia faça operações morro acima. No Vidigal, quem faz a operação é o Batalhão de Ação com Cães (BAC).

Recibos apresentados  Lula mostram datas que não existem
Dois recibos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comprovar o pagamento de aluguel de um apartamento alvo de investigação da Operação Lava Jato trazem datas que não existem no calendário. Em um deles, consta que a quitação era referente ao aluguel vencido no dia 31 de junho de 2014, e o outro no dia 31 de novembro de 2015. Outra incongruência nos recibos apresentados pela defesa do ex-presidente é que, embora o recibo trate do pagamento no dia 31 de junho, com pagamento no dia 5 de agosto, há outro comprovante de pagamento que seria também referente ao mesmo mês, cuja quitação foi realizada no dia 7 de julho de 2014. Os documentos foram apresentados por Lula após questionamentos do juiz Sérgio Moro, que perguntou ao petista se ele tinha alguma comprovação de que tinha feito os pagamentos ao dono do imóvel, Glaucos da Costamarques, parente do pecuarista José Carlos Bumlai.

STF nega prisão, afasta do mandato e manda Aécio não sair à noite
Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram nesta terça-feira (26) por 5 votos a 0 pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o senador Aécio Neves (PSDB-MG), mas, por 3 votos a 2, determinaram o afastamento do mandato e o recolhimento noturno do senador em casa. Votaram contra o pedido de prisão os cinco ministros da turma – Marco Aurélio Mello (relator), Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Em relação ao pedido de afastamento do mandato, votaram contra Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes. Barroso, Rosa Weber e Fux votaram pelo afastamento. A prisão de Aécio foi negada de forma unânime porque os ministros não consideraram ter ocorrido flagrante de crime inafiançável, única hipótese prevista na Constituição para prender um parlamentar antes de eventual condenação. Pela decisão, Aécio Neves também ficará proibido de manter contato com outros investigados na Operação Lava Jato e deverá entregar seu passaporte, devendo permanecer no Brasil.

Temporais e granizo devem atingir RS até sexta-feira
O calorão deve dar uma trégua nos próximos dias. Conforme a Somar Meteorologia, há alerta para temporais e granizo até sexta-feira (29), principalmente na faixa oeste do Rio Grande do Sul, na região de Uruguaiana. Há risco, ainda, de ressaca no Litoral, devido à intensidade dos ventos. Essa instabilidade provocará queda nas temperaturas. Pancadas de chuva mais fortes devem ocorrer Fronteira Oeste e no Litoral, com expectativa de raios. A região costeira deve sofrer com vento forte e há alerta para ressaca. Rajadas devem chegar aos 70km/h. Em Porto Alegre e Região Metropolitana, a chuva deve chegar entre o fim da manhã e o início da tarde desta quarta-feira (27).  Uma área de instabilidade em níveis altos da atmosfera, junto a uma frente fria no oceano, mantém a chuva em parte do Rio Grande do Sul, na quinta-feira (28). As pancadas ocorrem mais no final do dia, entre as faixas Oeste e Norte e há condição para fortes temporais, queda de granizo e rajadas de vento na fronteira com a Argentina. A sensação de frio aumenta no Estado com os ventos que sopram do quadrante sul.

TSE manda soltar Garotinho

Em decisão proferida hoje, o TSE decidiu pelo fim da prisão domiciliar do ex-governador do Rio Anthony Garotinho. Na mesma decisão, Garotinho ficou desobrigado de usar tornozeleira eletrônica. O ex-governador foi detido durante seu programa na rádio Tupi, sendo substituído por um locutor. Na ocasião, o locutor disse no ar que Garotinho tinha ido embora para casa por problemas com a voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário