quarta-feira, 30 de agosto de 2017

➤DESTAQUES




Crescimento
População do RS ultrapassa 11,3 milhões de pessoas. Em Porto Alegre, o número de habitantes fica próximo de 1,49 milhão,

Mordomias
Carros oficiais entram na mira dos cortes. Cerca de mil autoridades apenas do Executivo utilizam regalia a um custo anual de R$ 150 milhões.

Orçamento
Governo quer que BNDES pague mais R$ 100 bi ao Tesouro em 2018. Proposta de Orçamento para o ano que vem deve levar em conta o recurso, necessário para evitar que Tesouro tenha de se endividar para pagar despesas de custeio; banco, porém, não quer abrir mão dos recursos.

Briguentos
Confusão no Congresso entre parlamentares deixa sessão suspensa por 15 minutos. Durante votação de um veto presidencial, Weverton Rocha (PDT-MA) pediu a palavra, mas o senador que presidia a sessão no momento negou antes mesmo de ouvir a questão de ordem; houve empurrões entre os deputados.

Aluguel
Índice que corrige o aluguel avança 0,10% após 4 meses de deflação. No acumulado do ano, IGP-M ainda recua 2,56%. Índice é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Vai doer no bolso
Caderneta de poupança deve passar a render menos a partir de 7 de setembro. Comitê de Política Monetária do Banco Central pode reduzir juros abaixo de 8,5% na próxima semana e disparar gatilho que faz correção da poupança se limitar a 70% da chamada taxa Selic.

Reforma Política
PMDB, PT e PSDB seriam os mais beneficiados se coligação estivesse proibida em 2014, aponta estudo.  Fim das coligações faz parte de Proposta de Emenda à Constituição que Câmara pode votar. Se regra estivesse em vigor na eleição de 2014, as três maiores bancadas teriam 84 deputados a mais.

Reforma política – 2
Partidos correm para tentar acordo até esta quarta para votar reforma política. Líderes tentam salvar a reforma

Ganhando menos
RJ vota redução de salário de Pezão, Dornelles e secretários em 30%. Idealizada pelo governador, proposta foi vetada por ele mesmo após recusa ao pacote de austeridade. Se publicação for postergada, medida pode não ter efeito prático.

Corrupção
Operação da PF desarticula esquema de negociação de sentenças judiciais no RN.  Grupo criminoso explorava a compra e venda de votos junto a uma turma do TRF da 5ª Região. Segundo a PF, o grupo agiu, inclusive, em processos relacionados à Operação Lava Jato. Mandados são cumpridos em Natal, Mossoró e Recife.

Briga de cachorro grande
A Coreia do Norte está à frente dos EUA na guerra de intimidação.  Para muitos que estudam como as estratégias nucleares funcionam de fato, é concebível que a Coreia do Norte possa chegar ao confronto nuclear e, ainda assim, sobreviver

Alerta
Tempestade Harvey chega a Louisiana com chuvas torrenciais. Estado que ainda não se recuperou completamente dos estragos causados pelo furacão Katrina em 2005 foi atingido por ventos máximos de 72 km/h.
Estadão/clicRBS/Correio do Povo/O Globo/G1/Veja/IG/

Nenhum comentário:

Postar um comentário