segunda-feira, 5 de junho de 2017

➤RAPIDINHAS


Lula quer barrar depoimento de Emílio Odebrecht hoje
Cerca de 1 hora e 30 minutos antes do início das audiências do patriarca da Odebrecht, Emilio Odebrecht, e do executivo da empreiteira Alexandrino Alencar, os advogados do ex-presidente Lula entraram com um habeas corpus, com pedido liminar, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para cancelar os depoimentos. As audiências estão marcadas para esta segunda-feira, 5. O advogado Cristiano Zanin Martins argumenta que o juiz federal Sérgio Moro ‘deu ciência às partes’ nesta segunda sobre documentos juntados pelo Ministério Público Federal sobre delações de executivos do grupo Odebrecht. Segundo a defesa, há impossibilidade de análise do material. A solicitação para o adiamento dos depoimentos havia sido feita a Moro, que negou. A defesa foi, então, ao TRF4.

'Vamos seguir na mesma linha, não tem recuo', diz Doria sobre a Cracolândia
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse na manhã desta segunda-feira, 5, que sua gestão continuará a agir na mesma linha em que vem atuando com relação à Cracolândia, na região central de São Paulo. Segundo ele, não haverá recuo. Doria fez a afirmação ao ser provocado pelos jornalistas a comentar a pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, dando conta de uma leve oscilação para baixo de sua aprovação após a operação na Cracolândia. Segundo o instituto, a aprovação do prefeito caiu dois pontos porcentuais, passando de 43% para 41%, mas dentro da margem de erro. A desaprovação subiu de 19% para 22%, e os que consideram a gestão de Doria regular se mantiveram em 34%.
"Não houve oscilação nenhuma. Ao contrário, houve aprovação. A pesquisa Datafolha especificamente sobre esse tema (Cracolândia) deu uma aprovação de 80% às ações da Prefeitura e o governo do Estado de São Paulo", disse o prefeito. "Vamos seguir dentro desta mesma linha. Não tem recuo."

Rocha Loures deve ser transferido para presídio da Papuda na quarta-feira, diz PF
O ex-deputado e ex-assessor do presidente Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures, deve ser transferido para o presídio da Papuda, no Distrito Federal, na próxima quarta-feira (7), de acordo com a Polícia Federal. Havia uma possibilidade de a transferência ocorrer já nesta segunda (5), mas a pedido da defesa, foi passado para quarta. Desde o fim de semana, Rocha Loures está no prédio da superintendência da PF em Brasília. A polícia informou ainda que, até quarta-feira, ele deve prestar depoimento às autoridades. Segundo a defesa, no depoimento Loures deve usar o direito de ficar em silêncio. Rocha Loures foi preso preventivamente no último sábado. Em março, ele foi flagrado pela PF recebendo em São Paulo uma mala com R$ 500 mil. Segundo delações de executivos da JBS no âmbito da Operação Lava Jato, o dinheiro era a primeira parcela de uma propina que seria paga por 20 anos.

Rosa Weber levará ao plenário ação contra nomeação de Moreira Franco
A ministra Rosa Weber decidiu levar ao plenário do STF ação da Rede contra medida provisória que deu status de Ministério à Secretaria-Geral da Presidência, ocupada por Moreira Franco. Com isso, ela vai decidir junto com os colegas da Corte sobre o pedido de liminar para suspender a MP. Ainda não há data definida para o julgamento. Rosa Weber pediu que a Presidência da República, a Câmara e o Senado prestem informações em prazo de cinco dias. E que depois a Advocacia Geral da União e a Procuradoria-Geral da República se manifestem em três dias. A Rede questiona o uso de MPs para o que considera uma forma de burlar decisões do Congresso. A outra MP sobre o assunto, editada pelo presidente Michel Temer no início do ano, perdeu a validade e não chegou a ter sua votação concluída no Congresso.

Atirador mata 4 pessoas em Orlando
Um homem matou quatro pessoas na manhã desta segunda-feira na sede de uma empresa em Orlando, na Flórida. Segundo a polícia, o atirador, um ex-funcionário, cometeu suicídio após o ataque. O incidente não se trata de um ato terrorista. A situação já foi totalmente estabilizada. De acordo com o xerife da região, Jerry Demings, o homem de 45 anos de idade havia sido demitido da companhia em abril e invadiu sua sede com uma arma e uma faca para atirar em seus antigos colegas de trabalho. Três vítimas, uma mulher e dois homens, morreram na cena do crime. Uma terceira pessoa foi levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e também faleceu, de acordo com a polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário