segunda-feira, 12 de junho de 2017

➤Estados Unidos

Sindicato pede que Trump expulse JBS


O maior sindicato de produtores de carne bovina dos Estados Unidos, R-Calf United Stockgrowers of America, enviou uma carta ao presidente norte-americano Donald Trump pedindo para que a empresa frigorífica brasileira JBS seja banida do território norte-americano.

O documento, que tem 11 páginas, é assinado por Bill Bullard, presidente do sindicato, que pede para que o governo norte-americano rejeite o acordo de leniência com a JBS , e também que os bens da empresa do país sejam alienados. 

"Se foi descoberto que a JBS, de fato, construiu seu império de carne dos EUA através de meios ilegais, então todo bem baseado nos Estados Unidos, de propriedade da empresa, deve ser imediatamente alienado. Da mesma forma, se for encontrado que a JBS se envolveu em uma conduta ilegal para conseguir favores da política pública no Congresso, agências federais e governos estaduais, então essas posições políticas devem ser imediatamente revisadas", aponta um trecho da carta.

O sindicato ainda reforça que já alerta o Departamento de Justiça dos Estados Unidos desde 2008 sobre as práticas de marketing abusivas da empresa frigorífica. "Claro que o modelo de negócios da empresa dependia fortemente de pessoas e práticas corruptas para influenciar as ações e políticas governamentais, bem como influenciar as decisões por entidades reguladas pelo governo, por exemplo, e de bancos", diz outro trecho do documento. Segundo o sindicato, a JBS prejudica indústria de carnes de todo o país e, por isso, pedem por uma investigação minuciosa das autoridades locais.

Esse é apenas mais um exemplo de como a JBS vem sofrendo as consequências de ter participado ativamente de um dos maiores escândalos de corrupção da História do Brasil. Os donos da empresa, os irmãos Joesley e Wesley Batista, conseguiram escapar da prisão e de outras sanções legais ao receberem imunidade completa por sua delação premiada, que implicou políticos como o senador tucano Aécio Neves e até mesmo o presidente Michel Temer. No entanto, a empresa começa a sofrer, e o império dos Batista começa a ruir aos poucos.
Com IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário