terça-feira, 30 de maio de 2017

➤Chuvas no RS

18 cidades em situação de emergência

Enchente em Uruguaiana - Foto: RBS/Reprodução
Subiu para 18 o número de cidades do Rio Grande do Sul que estão em situação de emergência devido à chuva que atinge o estado desde a semana passada. A Defesa Civil permanece em alerta, em função da cheia dos rios, segundo novo boletim emitido na manhã desta terça-feria (30).

Ao todo, foram registrados danos em 56 municípios. São 2.384 pessoas fora de casa, sendo 1.889 pessoas desalojadas (em lares de parentes e amigos) e outras 495 desabrigadas (em abrigos e locais cedidos pelo Poder Público).

A situação mais grave é em São Jerônimo, onde 210 famílias estão fora de casa. Em Montenegro, no Vale do Caí, são 81 famílias afetadas.

No entanto, o cenário pode se agravar em cidades da Fronteira Oeste. Em Uruguaiana e Iraí, o nível do Rio Uruguai está subindo. Em São Borja e Itaqui, porém, o volume das águas está em declínio.

No Sul do país, a chuva é provocada por frentes frias que estão com dificuldade para avançar sobre o estado em direção ao Sudeste por causa de um bloqueio atmosférico.

"É comum a formação de frentes frias, que são sistemas chuvosos que provocam queda de temperatura. Elas se formam na região do Uruguai, atravessam a Região Sul, passam por São Paulo e vão para o oceano", diz o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

O que ocorre agora é que os ventos no Rio Grande do Sul estão a uma grande altitude, fazendo com que as frentes frias se desloquem mais lentamente e fiquem mais tempo atuando sobre o estado e despejem uma quantidade de chuva acima da média na região.

Cidades do RS em situação de emergência:

Tiradentes do Sul
Campo Novo
Três Passos
Coronel Bicaco
Santo Augusto
Tenente Portela
Panambi
Cristal
Sertão
São Jerônimo
Tunas
São José das Missões
Itaqui
Casca
São Borja
Pedras Altas
Boqueirão do Leão
Dom Pedrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário