quarta-feira, 26 de abril de 2017

➤RAPIDINHAS


Gilmar Mendes suspende interrogatório de Aécio sobre Furnas
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, na terça-feira, o interrogatório do senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (PSDB-MG), na Operação Lava-Jato. O ministro atendeu pedido da defesa do tucano que alegou não ter tido acesso à íntegra da investigação da Polícia Federal (PF).  Aécio é investigado neste inquérito sobre o caso Furnas por suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A defesa de Aécio alegou que "lhe foi negado o acesso a depoimentos já produzidos, sob o argumento de que representariam diligência em andamento". 
"Os advogados solicitaram 'acesso a todos os depoimentos já colhidos, ainda que não entranhados nos autos, bem como para que seja suspenso o interrogatório do requerente, por pelo menos 48 horas", sustenta a defesa. O tucano usou como argumento a Súmula Vinculante 14, da Corte, que garante a todos os investigados acesso amplo aos autos das investigações.

Fuzil AK-47 é encontrado e mais 4 são presos por megarroubo no Paraguai
As buscas aos responsáveis pelo assalto milionário à sede da transportadora de valores Prosegur em Ciudad del Este, no Paraguai, levaram à prisão de mais quatro homens e apreensão de um fuzil AK-47 na madrugada desta quarta-feira, 26. No total, 14 suspeitos já estão presos, todos brasileiros, conforme o balanço mais recente divulgado pela Polícia Federal de Foz do Iguaçu, no Paraná, onde está centralizada a investigação.
Duas das novas prisões foram conduzidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Laranjeiras do Sul, no centro-sul do Paraná. Os dois homens tentavam embarcar em um ônibus para Curitiba. Já em Santa Helena, no oeste do Estado, os suspeitos viajavam em um carro blindado.

Juro do cartão de crédito rotativo sobe para 490% ao ano em março
Os juros cobrados pelos bancos em suas operações com cheque especial e cartão de crédito rotativo voltaram a subir em março, após apresentarem queda em fevereiro deste ano, informou nesta quarta-feira (26) o Banco Central.
No caso do cartão de crédito rotativo, a taxa passou de 487,8% ao ano em fevereiro para 490,3% ao ano em março deste ano. Com isso, atingiu o maior patamar desde janeiro (497,5% ao ano). A série histórica dessa modalidade de crédito foi revisada. Já os juros do cheque especial, ainda de acordo com a autoridade monetária, avançaram de 327% ano em fevereiro para 328% ao ano em março, também o maior nível desde janeiro (328,3% ao ano). Especialistas recomendam que essas modalidades de crédito (cartão e cheque especial) só devem ser utilizadas em momentos de emergência e por um prazo curto de tempo, devido ao custo proibitivo. No caso do cartão de crédito, a recomendação dos economistas é que os clientes bancários paguem toda a fatura no vencimento para não deixar saldo devedor.

Coreia do Norte: primeiras fotos de exercício militar divulgadas
As primeiras imagens de um exercício militar da Coreia do Norte foram divulgadas nesta quarta-feira. As fotos mostram em detalhes a manobra com fogo real realizada nas proximidades da cidade de Wonsan para marcar o 85º aniversário da fundação do exército de Pyongyang.
Nas imagens, divulgadas pela agência de notícias oficial norte-coreana KCNA é possível ver fileiras de armas e canhões alinhados em toda a extensão de uma praia. Estima-se que entre 300 e 400 peças de artilharia tenham sido utilizadas no exercício. O ditador Kim Jong-un também foi fotografado supervisionando a ação. O exercício militar norte-coreano acontece num momento de crescente tensão na região. Na segunda-feira, o governo dos Estados Unidos enviou o submarino nuclear USS Michigan para o litoral da Coreia do Sul e nesta quarta sul-coreanos e americanos realizaram seu próprio exercício militar anual no condado de Pocheon, no norte do país asiático.
O governo de Kim Jong-un  declarou na terça-feira, em editorial do jornal local Rodong Sinmun, que está pronto para atacar alvos como Washington e Seul sem qualquer aviso prévio.

Jornalista, advogado e professor Carlos Chagas morre aos 79 anos
Jornalista, professor, pai, avô e bisavô. Carlos Chagas faleceu nesta quarta-feira de manhã. Colecionou em sua vida episódios lembrados até hoje e que se confundem com a história do país. Durante o regime militar, escreveu uma coluna relatando a melancólica passagem do ex-presidente Juscelino Kubitschek, incógnito, por Brasília, a cidade que construiu. A coluna foi recortada e guardada pelo próprio JK e estava com ele quando morreu num acidente de carro em 1976. Ele é pai de Helena Chagas, ex-ministra-chefe da Secretaria de Comunicação na gestão de Dilma Rousseff. Em sua página na rede social, Helena avisou sobre a morte: "Amigos, meu pai, jornalista Carlos Chagas, acaba de falecer. Era a melhor pessoa que conheci nesse mundo."
Em 2006, deu depoimento ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) e ao Superior Tribunal Militar (STM) contando essa e outras histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário