terça-feira, 4 de abril de 2017

➤RAPIDINHAS


Mônica Moura e João Santana fecham delação com a Procuradoria
O marqueteiro João Santana e sua mulher, a empresária Mônica Moura, firmaram acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR). O material está sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF), que precisa homologar o acordo para que o Ministério Público peça abertura de investigações com base nas revelações do casal. Quando a delação é encaminhada ao STF significa que os delatores mencionaram autoridades com foro privilegiado perante a Corte.
A assinatura da delação foi informada pelo vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, durante julgamento sobre a chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer nas eleições de 2014. “Considerando que é relevante a colheita da prova, se afigura não menos importante que se inquiram também o senhor João Cerqueira Santana, a senhora Monica Moura e senhor André Luiz Reis Santana. Digo isso diante da recentíssima notícia de que as pessoas nominadas celebraram acordo de colaboração premiada com o PGR, acordo esse que se encontra submetido ao STF”, disse Dino.
Ele pediu, no julgamento, que Mônica, João Santana e André Reis Santana – um funcionário do casal – fossem ouvidos no âmbito do processo eleitoral. O pedido foi deferido pelo relator, ministro Herman Benjamin, e pelos demais integrantes do TSE.

Ataque químico deixa 58 mortos na Síria, diz ONG
Pelo menos 58 pessoas, entre elas 11 crianças, morreram e dezenas ficaram feridas nesta terça-feira, 4, em um suposto bombardeio químico na cidade de Khan Shijun, no sul da Província de Idlib, no norte da Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
Ativistas e repórteres da imprensa local também alegam que horas após o ataque houve um bombardeio ao hospital que tratava as vítimas.
A ONG, que citou fontes médicas e ativistas, informou que alguns dos feridos no atentado realizado por aviões ainda não identificados apresentavam sintomas de asfixia, vômito e dificuldades para respirar.
O OSDH não descartou que o número de mortos aumente porque há feridos em estado grave. Ativistas sírios descrevem a ação como uma das piores já vividas pelo país ao longo do conflito que já dura seis anos. Ainda não houve um pronunciamento oficial de Damasco sobre o ataque.
A Defesa Civil Síria em Idlib, integrada por voluntários que prestam trabalhos de resgate em áreas fora do controle do governo, informou em sua página do Facebook que, por enquanto, os médicos não puderam identificar o tipo de gás utilizado no ataque a Khan Shijun.

Globo suspende ator José Mayer
TV Globo suspendeu o ator José Mayer de produções dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. A decisão da emissora foi tomada na segunda (3) e motivada pela denúncia de assédio sexual, envolvendo o ator e a figurinista Susllem Tonani.
A um blog do jornal Folha de S. Paulo, a figurinista relatou na última sexta-feira (31), que o assédio de Mayer começou há oito meses, com elogios, que evoluíram para cantadas. Ela afirma que, mais tarde, o ator tocou suas partes íntimas sem seu consentimento.
Nesta terça (4), um grupo de funcionários, colaboradores e executivos da TV Globo se manifestou contra o assédio sexual, usando camisetas com as inscrições “Mexeu com uma mexeu com todas”, acompanhada da hashtag #chegadeassédio.

Contas de luz devem seguir com cobrança extra até o fim de 2017
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, afirmou nesta terça-feira (4) que a tendência é que a bandeira tarifária siga vermelha até novembro, o que implica em uma cobrança extra nas contas de luz de pelo menos R$ 3 a cada 100 kWh de energia consumidos.
Na semana passada, a agência anunciou que a bandeira tarifária, que estava amarela em março (cobrança extra de R$ 2 para cada 100 kWh), passaria para vermelha 1 em abril, devido à falta de chuvas que vem comprometendo a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.
Com os reservatórios mais baixos - e a proximidade do período seco -, aumenta a necessidade de uso das usinas termelétricas, que geram energia mais cara porque usam combustível para funcionar.
A taxa da bandeira tarifária serve para cobrir justamente o custo adicional devido ao uso maior de termelétricas.
Segundo Rufino, o período de chuvas no Sudeste e Centro-Oeste, onde estão as principais hidrelétricas do país, está se encerrando e já foi necessário acionar térmicas mais caras. Como a tendência agora é de menos chuvas naquelas regiões, a bandeira deve ficar vermelha até a volta do período úmido, em novembro.
“No período chamado seco, mesmo que tenha um regime [de chuva] melhor do que a média, o volume de afluência de água para o reservatório é baixo. Não vai ser nesse período que vai recuperar. O raciocínio é que muito provavelmente no período seco não haverá uma reversão da situação”, afirmou.

Trump planeja reformar legislação financeira dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que seu governo está trabalhando para promover reformas na legislação financeira do país, conhecida como Dodd-Frank, para facilitar para os bancos emprestarem dinheiro.
“Vamos surgir com algo muito forte, muito além das recomendações, vamos fazer coisas que serão muito boas para a indústria bancária para que os bancos possam emprestar dinheiro para as pessoas que precisarem”, disse Trump durante reunião com líderes empresariais da região de Nova York, na Casa Branca.
“Vamos fazer uma importante revisão na (legislação) Dodd-Frank. Queremos restrições fortes, queremos forte regulação. Mas não uma regulação que torne impossível para os bancos emprestar dinheiro para pessoas que vão criar empregos”, disse Trump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário