quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

➤RAPIDINHAS


BC: espaço para maior corte de juros é resultado de queda da inflação
O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, disse hoje (7) que o espaço para fazer um corte de juros maior é resultado da melhora nas expectativas para a inflação. “Esse espaço para intensificação da flexibilidade se ganha por ter capacidade de ancorar as expectativas. É como se fosse um investimento que foi muito importante e não pode ser perdido. É um investimento que nos permite ter juros mais baixos sustentáveis e por mais tempo”, disse em café da manhã com jornalistas, na sede do BC, em Brasília. Ontem (6), o BC informou, na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que pode haver mais espaço para redução da taxa básica de juros, a Selic, do que o percebido anteriormente. Na semana passada, o comitê deu continuidade ao processo de redução da Selic. A taxa foi reduzida em 0,25 ponto percentual, caindo para 13,75% ao ano. Esse foi o segundo corte de 0,25 ponto percentual. Questionado sobre pressões para baixar os juros, Goldfajn disse que isso é recorrente no Brasil. Ele avaliou que o BC está fazendo o que é necessário, tem credibilidade e agora é “parte da solução”.

Relator da PEC da Previdência diz que vai apresentar parecer já nesta 4ª: 'sou The Flash'
O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) afirmou nesta quarta-feira, 7, que vai protocolar seu parecer pela admissibilidade da PEC da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara já no início da tarde de hoje, horas depois de ser confirmado como relator da matéria no colegiado. "Sou The Flash", disse o peemedebista, em referência ao super-herói que possui poder de se mover em velocidade ultra rápida. Embora o governo só tenha apresentado oficialmente a PEC nessa terça-feira, 6, Moreira disse ter recebido um "texto provisório" na última segunda-feira, 5, e que desde então passou a trabalhar com seus assessores técnicos para fechar o relatório e apresenta-lo hoje na comissão. Ele contou que, antes de a proposta ser apresentada pelo Palácio Planalto, foi procurado pelo líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), e pelo presidente da CCJ, Osmar Serraglio (PMDB-PR), para saber se gostaria de ser o relator. Moreira disse que seu parecer será pela admissibilidade da PEC.

Cabral era 'cabeça' de esquema de corrupção com empreiteiras no RJ
Procuradores do Ministério Público Federal (MPF) detalharam nesta quarta-feira (7) sobre a denúncia contra o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e outras 12 pessoas no âmbito da operação Calicute, um desdobramento da Lava Jato. De acordo com as investigações, Cabral era o cabeça do esquema de corrupção e pagamento de propina, que envolvia obras da Andrade Gutierrez. A denúncia do MPF destaca que os 13 denunciados promoveram, constituíram, financiaram e integraram uma organização voltada à pratica de crimes de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e cartel, em detrimento do estado do Rio de Janeiro, bem como a lavagem de recursos financeiros obtidos com esses crimes. Os procuradores afirmam que o esquema de corrupção comandado por Sérgio Cabral era complexo na hora de ocultar a lavagem de dinheiro, com a mistura de ativos lícitos e ilícitos para dificultar a identificação do crime. 

Pezão e Odebrecht terão que explicar aquisição de joias
O governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão terá que explicar aos investigadores da operação Lava-Jato a sua relação com uma joalheria ligada ao executivo da Odebrecht, Benedicto Barbosa Silva Junior. Em fevereiro, a PF apreendeu na casa do empreiteiro dezenas de planilhas, extratos e anotações que contêm nomes seguidos de valores. Nos papeis aparecem os nomes de Pezão, sua esposa Maria Lucia Horta Jardim, e Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador Sérgio Cabral. Os valores registrados são: “R$ 3.000,00” na “conta jurídica” de Pezão e “R$ 5.800,00” para Adriana Ancelmo, “depósito (física)”. Pelas imagens divulgadas pela Polícia Federal, não é possível identificar exatamente o valor relacionado a Maria Lucia. O governador disse que o casal é citado porque sua esposa fez compras na Blume Joias, loja da mulher de Benedicto Júnior, Ronimar Machado Mendes em sociedade com Verônica Vianna, mulher do ex-secretário de Saúde Sérgio Côrtes. “Elas tinham uma loja em um shopping, todo mundo sabia”, disse Pezão.

Governo pressiona PT para votar PEC do Teto dos Gastos no Senado
Os rumores de que o senador Jorge Viana (PT-AC) não vai colocar em votação a PEC do Teto dos Gastos, caso assuma a presidência do Senado, provocaram tenso diálogo entre o líder da minoria, Lindbergh Farias (PT-RJ), e senadores da base de Michel Temer. No gabinete do líder do governo no Congresso, Romero Jucá, o petista foi instado a garantir o acordo para votar a medida e lembrado de que em fevereiro o PMDB reassume o comando do Senado e pode deixar o PT de fora do comando das comissões, relatorias e vagas na Mesa Diretora. Lindbergh Farias irritou tucanos e peemedebistas que participaram da conversa quando disse que o PT não pode ser acusado de romper o acordo porque as circunstâncias mudaram. Os governistas se fiam em Jorge Viana para votar a PEC do Teto dos Gastos. “Tenho a segurança de que ele vai ocupar o lugar de presidente de uma instituição e não de um diretório do PT”, diz o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário