terça-feira, 18 de outubro de 2016

BOM DIA!

Médicos são Anjos da Guarda!

Estão ao seu lado quando você mais necessita, sabem de seus problemas de saúde e cuidam dela com uma preocupação quase exclusiva. Normalmente são parceiros e companheiros em momentos difíceis, quando você precisa de uma atenção, de uma palavra, de um conforto. Mas são, ao mesmo tempo, rígidos e decididos quando precisam exigir que seus diagnósticos sejam tratados com responsabilidade.

Já passei pelas mãos e pelos consultórios de alguns deles.  Não vou exagerar ao dizer que encontrei em todos aquilo que procurava. Pode ser que, em alguns casos até por culpa minha, mas tenho que confessar que já deixei consultórios desiludido pela atenção ou desatenção recebida. Na maioria das vezes não foi assim.

Sou do tempo em que o médico atendia em casa. Minha mãe, que sofria de uma asma que não dava tréguas, recebia quase que mensalmente, a visita de seu médico, ou de seus médicos, já que necessitou dos cuidados de vários. Cada um deles procurando fazer o melhor para minorar o sofrimento da Dona Célia.

Quando meu pai ficou doente, lá estavam os médicos para cuidar dele e exigir que o Capitão Machado fizesse a fisioterapia necessária. E foi assim, tanto com a mãe como como meu pai, até que eles nos deixassem.

No dia de hoje, Dia do Médico, será muito difícil destacar algum para homenagear, então falo naqueles que, além de médicos maravilhosos, são meus sobrinhos; a Dra. Sonira Nucci Machado e o Dr. Darcy Ribeiro Pinto Filho, me emocionam toda a vez que, brincalhões ou sérios, me perguntam se tenho feito o tratamento indicado. Sabem que, na maioria das vezes, receberão a resposta que esconde a verdade. Sabem, também, que sou desleixado e descuidado com minha saúde. Agora, depois de velho, nem tanto, mas sigo ouvindo as broncas da minha mulher quando me lembra que o “Darcy e a Sonira disseram que tenho que fazer a coisa certa”.

Mas o mais fantástico de tudo, é que os dois não residem em Porto Alegre e são especialistas em áreas diferentes da medicina. A Sonira, mora em São Gabriel, é pediatra, e tem uma preocupação imensa com as minhas crises de asma. Acostumada a lidar com crianças doentes, provavelmente entenda que já estou, de alguma forma, voltando à infância.

O Darcy mora em Caxias do Sul, é especialista em doenças pulmonares, cirurgião de tórax e herdou do pai, Dr. Darcy Ribeiro Pinto, o gosto por atender e salvar pessoas. É quem cuida dos meus pulmões e, muito mais do que isso, quem conversa horas comigo (pena que seja tão pouco) quando vou até seu consultório em Caxias.

Acho que falando neles, posso dizer com extrema convicção que estou homenageando aos médicos da maneira mais agradecida possível. Os dois cuidam de mim com a dedicação que, acredito, todos os médicos buscam, de uma maneira ou de outra, tratar de seus pacientes.

Não tenho nenhuma dúvida nem me canso de repetir uma coisa que já disse pessoalmente aos meus queridos sobrinhos, Dra. Sonira e Dr. Darcy, eles são os meus Anjos da Guarda.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário