terça-feira, 27 de setembro de 2016

BLOG DO CAMAROTTI

Ajuste Fiscal
Temer tentará evitar racha na base*

No jantar em que vai estrear no Palácio da Alvorada, o presidente Michel Temer vai pedir unidade dos integrantes de sua base aliada para acelerar a aprovação das medidas de ajuste fiscal propostas pela área econômica, especialmente, a PEC que estabelece um teto para os gastos públicos nas próximas duas décadas.

Nos bastidores, o Palácio do Planalto está preocupado com a disputa precoce pela sucessão na Câmara dos Deputados. Oficialmente, a eleição para escolher o substituto de Rodrigo Maia (DEM-RJ) só ocorrerá em fevereiro, porém, os potenciais candidatos ao comando da Casa já se movimentam nos carpetes verdes.

Temer quer congelar essa disputa para evitar um racha em sua base de apoio no Congresso Nacional.

Outro temor do peemedebista é de evitar o bate-cabeça entre ministros em relação a temas polêmicos. A avaliação interna é de que declarações desencontradas de integrantes do primeiro escalão têm arranhado a imagem do governo. O episódio mais recente foi a fala do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, antecipando a última fase da Operação Lava Jato, fato que contrariou Temer.

No encontro desta terça na residência oficial da Presidência, o peemedebista vai receber ministros e líderes governistas na Câmara e no Senado.

Os deputados Danilo Forte (PSB-CE) e Darcísio Perondi (PMDB-RS), respectivamente presidente e relator da comissão especial criada na Câmara para analisar a PEC do Teto de Gastos, também foram chamados ao jantar no Alvorada. Forte e Perondi, inclusive, almoçaram com Temer nesta terça no Palácio do Planalto.

"Temer pediu foco na votação da PEC dos gastos públicos e deixou claro que se o governo afundar, afunda todo mundo", relatou Danilo Forte ao Blog, em uma referência à disposição do presidente da República de evitar essa disputa na base aliada.

*Publicado no Portal G1 em 27/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário