sexta-feira, 19 de agosto de 2016

RAPIDINHAS


Temer convoca reunião de emergência em São Paulo
O presidente em exercício Michel Temer convocou para hoje, em São Paulo, uma reunião de emergência com os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Dyogo Oliveira (Planejamento), além dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Os congressistas receberam apenas a informação de que o tema é economia. O governo quer acertar estratégia para aprovar o ajuste fiscal. Uma das iniciativas é não aprovar reajuste para ministros do STF, o que pode gerar um efeito cascata. Os líderes do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB), e na Câmara, André Moura (PSC), também foram “intimados” por Temer. Tucanos têm pressionado o presidente interino a não recuar de medidas amargas.


'Tenho esperança, mas se Dilma não convencer senadores, fará gesto histórico', diz Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma ter esperança de que a presidente afastada Dilma Rousseff conseguirá votos suficientes para evitar o afastamento definitivo no Senado. "Se a Dilma não conseguir convencer 28 senadores, ela vai estar fazendo um gesto histórico neste País", disse. O ex-presidente disse ainda que Dilma "demorou ou não percebeu que estava entrando menos dinheiro" no caixa do Tesouro Nacional e afirmou que não tem medo de ser preso. Lula concedeu entrevista a um dos mais prestigiosos telejornais da TV britânica, o Newsnight, transmitido pela BBC2.


Após encontro no Alvorada, Renan diz que Dilma está 'bem e animada'
Após uma visita ao Palácio da Alvorada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta sexta-feira (19) que a presidente afastada Dilma Rousseff está "bem e animada" a seis dias do início do julgamento final do processo de impeachment. O peemedebista relatou a repórteres, na saída da residência oficial, que Dilma confirmou a ele que comparecerá ao Congresso Nacional para se defender no processo de afastamento e que se colocará à disposição para responder a eventuais questionamentos. "A presidente vai comparecer, vai ficar à disposição para responder qualquer pergunta. E, do ponto de vista pessoal, como sempre, ela está muito bem, animada", destacou Renan ao final do encontro no Alvorada.


Lobista condenado na Lava Jato é preso em São Paulo
O empresário e lobista Adir Assad foi preso em sua casa nesta sexta-feira (19), em São Paulo. O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, determinou, nesta quinta-feira (18), o retorno do condenado à prisão. O lobista também está envolvido na 31ª fase da Operação Lava Jato, tornando-se réu no dia 12 de agosto em uma nova ação penal. Na decisão, Moro diz que Assad deve "permanecer recolhido à carceragem da Polícia Federal no Rio de Janeiro ou no sistema prisional estadual do Rio de Janeiro até nova deliberação judicial." Adir Assad já foi condenado na Lava Jato a 9 anos e 10 meses de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele foi preso em março de 2015, na 10ª fase da Lava Jato. Em dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu prisão domiciliar a ele.


Cidade do RS tem quase 1/5 dos eleitores com 70 anos ou mais
Coqueiro Baixo, no Rio Grande do Sul, é a cidade com o maior percentual de eleitores com 70 anos ou mais no país. Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que 19,6% dos votantes do município têm 70 anos ou uma idade superior a essa, faixa etária em que o voto é facultativo. Das 50 cidades com o maior percentual de eleitorado nessa faixa etária, 21 estão no Rio Grande do Sul. Santa Tereza tem 16,8%, Coronel Pilar, 16,6%, e Silveira Martins, 16,3%. Já Campos de Júlio, em Mato Grosso, é o município com o menor percentual de votantes com mais de 70 anos do país. Dos 3.955 eleitores da cidade, apenas 1,5%, ao todo 60 eleitores, estão nessa faixa etária. Em seguida aparecem Chapadão do Céu (GO), Parauapebas (PA), Nova Mutum (MT) e Canaã dos Carajás (PA). A média no país é de 7,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário