terça-feira, 16 de agosto de 2016

OPINIÃO

Não desperdice mais esta oportunidade
André Machado*
Depois de ter disputado uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014, entendo perfeitamente o que representa o dia de hoje, a arrancada de uma campanha eleitoral. Quero aproveitar este momento, em que estou fora deste processo, apenas trabalhando como jornalista e analista das eleições, para dedicar algumas palavras àqueles que, de alguma maneira, assim como eu fiz em 2013 para concorrer em 2014, deixaram suas profissões, sua atividade, para tentar devolver para a sociedade um pouco de tudo o que a gente recebe ao longo de uma vida inteira.
Não é fácil fazer com decência essa disputa que normalmente é desigual, sobretudo pelo grande poder econômico que há por trás de candidaturas e mandatos já consolidados. Mas é importante que a gente acredite que é só através da política que a gente transforma a cidade, o estado, o país. Hoje, só no microfone, continuo defendo as mesmas bandeiras que defendia nas eleições de 2014: a necessidade de uma reforma política urgente, a defesa dos direitos individuais, o direito das pessoas que vivem com autismo ou qualquer outro tipo de deficiência, a discussão sobre a regulamentação dos espaços de mídia no Brasil, entre vários outros.
Algumas mudanças no sistema eleitoral, como o fim das doações de empresas para os candidatos, vieram a somar com o processo. A proibição do uso de certos materiais, como cavaletes nas ruas, também. Há dois anos, quando candidato, já optei por não usá-los por entender que poluíam a cidade de todas as formas.
Por isso eu peço aos eleitores que, neste momento que se abre, haja um processo de muita reflexão sobre a escolha de quem será o prefeito ou prefeita da cidade e quem serão nossos vereadores.
Pode ter certeza que entre os nomes que estão sendo colocados, se não há um excelente, perfeito, há pelo menos aquele que se destaca entre os demais. Há também uma outra forma de melhorar a política que é participar dela, é ser agente dessa transformação. Se nenhum candidato te serve, daqui a quatro anos concorra na sua cidade; ou, em dois anos, nas eleições gerais. Participe da política. O processo eleitoral é curto, de 45 dias. Não deixe de participar e refletir para não errar mais uma vez.
*Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário