segunda-feira, 22 de agosto de 2016

BOM DIA!

Depois de nove meses, será que sai?

Está começando uma das semanas mais importantes da história política do Brasil. A partir de quinta-feira, dia 25, começa a última etapa do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT). A partir de quinta, os senadores ouvirão as testemunhas de acusação e, no final de semana, ainda não se sabe, pararão ou não. Quem está no governo quer que o julgamento prossiga quem está sendo julgado, não quer, tanto que a defesa de Dilma está programada para segunda-feira, dia 29.

Muito se fala e escreve sobre o discurso de defesa da afastada Dilma Rousseff. Para aliados, o pronunciamento será histórico e até mesmo poderá reverter alguns votos desfavoráveis, diante do constrangimento a que serão submetidos, por exemplo, ex-ministros de seus governos.

Mas há os que entendem que a defesa e o discurso de Dilma, terão efeito contrário, aumentando o número de votantes favoráveis a seu impeachment. Afinal, dizem os que são contra ela, a presidente afastada nunca fez nada para justificar sua presença no Palácio do Planalto, e que só quer tentar um último suspiro tentando provar que o que disse e fez, não disse nem fez.

Vale lembrar que para ser definitivamente afastada, são necessários 54 votos dos 81 senadores, sendo que na aceitação da pronúncia contra Dilma, os defensores do processo chegaram a 59 votos, número que os aliados de Temer calculam que possa chegar a 62.
Por outro lado, os componentes da tropa de choque da petista, que até hoje só fizeram tentar protelar o julgamento através de questões de ordens e discursos repetitivos, acreditam que quando Dilma falar poderá reverter, pelo menos, 8 ou 9 votos, número considerado suficiente para, somados os 21 alcançados na última votação, possa impedir o impeachment.

Procuro fazer um acompanhamento sério e analítico de tudo oque vem ocorrendo durante o processo de julgamento do impeachment. Nem falo nos erros, mentiras e corrupção nunca vistos em qualquer governo brasileiro, que certamente seguiriam acontecendo, caso não se fizesse um pouco do muito que precisa ser feito para limpar a política brasileira. Assim,
minha opinião é que dificilmente deixarão de votar contra Dilma os que até aqui votaram contra ela. Sendo assim, os que defendem a tese do afastamento definitivo dela, confirmados os votos dados até aqui, derrubarão a petista.

Os nove meses de gestação do processo, dão esperanças que, até o dia 30 de agosto, data final prevista para o julgamento, fique definido se Dilma sai ou não.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário