sexta-feira, 19 de agosto de 2016

BOM DIA!

Alguém conhece música nova?

Vou explicar, já no começo, o motivo da pergunta. É que todos os dias publico uma pequena mensagem de BOA NOITE e um vídeo com a gravação de uma música, normalmente para colaborar com a recordação de alguns, com a saudade de outros, mas principalmente para desejar tranquilidade a todos.

Fico buscando, digamos assim, inspiração para selecionar uma cantora, um cantor, uma orquestra, uma música que agrade, pelo menos, alguns leitores. Juro que está difícil.
Sou do tempo (esta é uma confissão de velhice, eu sei) em que cantoras e cantores se destacavam por interpretações inesquecíveis, de composições igualmente lembradas até hoje, de compositores que ficaram famosos pela beleza de seus versos e sonoridade de suas melodias.

Os mais antigos lembrarão de Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Miltinho, Nat King Cole, Franck Sinatra, Los 3 Caballeros, Los Panchos, Abba, Noel Rosa, Pixinguinha e tantos outros. Os mais novos não esquecem, tenho certeza, de Chico Buarque, Caetano, Clara Nunes, Gal, Roberto Carlos, Erasmo, Emilio Santiago, Ivan Lins, Djavan, nem de compositores como Adelino Moreira, Lupicinio Rodrigues, Paulinho da Viola, Jair Amorim, Evaldo Gouveia, Sérgio Bittencourt, Taiguara e uma imensidade de nomes que não lembrarei de mencionar, pelo menos agora, mas que seguem vivos na memória de muita gente.

Depois de lembrar que tivemos um tempo em que se fazia música de verdade, em que para ser cantora ou cantor era preciso ter voz, saber cantar e que para ser compositor famoso era preciso saber escrever letras que o público entendesse e gostasse, fico pensando no vazio que vivemos em termos de interpretes e compositores, principalmente no Brasil.

Não tenho nada contra, mas certamente tenho muito pouco a favor, do que se faz hoje no cenário musical brasileiro. Faz quanto tempo que não aparece um cantor de verdade, um compositor que escreva alguma coisa que, depois de um, dois, três anos, o povo, quem gosta de música boa, ainda lembre?

Definitivamente estamos vivendo um vazio musical, especialmente por aqui, que chega a dar medo. E juro que não é saudosismo, afinal acho que já demonstrei, aqui mesmo, que tenho um gosto musical eclético e que não diferencio gênero musical quando se trata de boa música.

Só que não posso mais concordar que os valores tenham acabado, que não haja mais espaço para os grandes interpretes, para os verdadeiros compositores, para a boa música. Será que a cabeça dos nossos jovens está feita para que, tirando os sucessos antigos que, felizmente, ainda tocam em alguma rádio, estejam condenadas a conviver com, desculpem a expressão, um quase lixo musical que tomou conta da programação musical da maioria das emissoras?

Hoje em dia já nem precisa saber compor nem cantar, basta usar boné, mostrar as cuecas, usar saia curta e balançar a bunda, de preferência virada para as câmeras ou para o público. Está garantido o sucesso!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário