terça-feira, 16 de agosto de 2016

BOM DIA!

Liberou geral. Ou quase!

Está aberta, a partir de hoje, a campanha eleitoral para a eleição do dia 2 de outubro. Em menos de dois meses, teremos que decidir, quem ainda não decidiu, é claro, quem vamos eleger para a prefeitura de nossos municípios e em quem votaremos para vereador.

Existem algumas diferenças profundas entre as campanhas passadas e a que teremos a partir deste ano. Pelo menos em tese, já que nunca podemos esquecer que estamos tratando de eleições no Brasil onde sempre se dá um jeito de burlar a Lei e tirar algum tipo de proveito.

Estão proibidas, por exemplo, as doações empresariais para qualquer candidato. Somente serão admitidas doações pessoais, não podendo o doador ultrapassar 10% do valor de rendimentos declarados no Imposto de Renda. Para compensar o dinheiro que vai minguar nas campanhas, o Congresso mudou a lei e triplicou o valor da verba partidária que passou dos R$ 289,5 para R$ 867,5 milhões.

Diferente das campanhas anteriores, que duraram 90 dias, na deste ano teremos apenas 47, ou seja, de hoje até 1º de outubro, véspera da eleição.  Em caso de segundo turno, a campanha começa 24 horas depois e vai até 29 de outubro.

A propaganda no rádio e na televisão terá duração de 35 dias e também sofreu algumas mudanças. Diariamente teremos 80 minutos de propaganda divididos em 70 minutos de inserções de 30 e 60 segundos, mais 10 minutos, de segunda a sábado de noite, exclusivamente para quem quer ser prefeito.

Felizmente não teremos cavaletes, nem outdoors nem pintura de muros, o que significa uma certeza de cidade mais limpa do que nos anos anteriores. Cartazes e adesivos serão permitidos nas fachadas das residências, mas não poderão ultrapassar o limite de meio metro quadrado. O mesmo ocorrendo em relação a bandeiras.

Os “famosos” showmícios  estão proibidos, o que significa dizer que estaremos livres de alguns shows absolutamente indesejáveis.  Também haverá um limite de gastos tanto para candidatos a prefeito quanto aos que buscam uma vaga nas Câmaras Municipais.

Mas quando falei em que tudo o que foi escrito acima pode mudar de acordo com o jeitinho brasileiro, lembro que o Ministério Público já está preocupado com um possível crescimento  de uso de caixa 2 e de aumento de uso de CPFs de aluguel para legalizar as doações clandestinas.

Já nem falo na vantagem que os atuais detentores de cargos terão sobre os demais. Quem já está na vitrine começa correndo na frente. Os novatos terão muito mais dificuldades de se elegerem, o que poderá prejudicar, em muito, a renovação no Executivo e Legislativo.

De qualquer forma, estamos começando hoje mais uma campanha eleitoral e que, caso não haja segundo turno, terminará no dia 2 de outubro. Quem não se eleger prefeito no primeiro momento, terá mais 25 dias para convencer ao eleitorado.

Como falei no começo, a partir de hoje, em termos de campanha, liberou geral. Quer dizer, está quase tudo liberado, depende da esperteza de cada um!

Tenham todos um Bom Dia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário