terça-feira, 26 de julho de 2016

BOM DIA!

Um beijo, vovó!


Praticamente me criei ao lado de minha avó materna. Dona Vitalina Gomes Valls, uma uruguaia que fumava, tomava chimarrão e fazia crochê, praticamente todo o dia. Lamentavelmente não conheci meus outros avós, mas seis que, se fossem iguais a ela, seriam pessoas inesquecíveis.

Com um sotaque carregado, já que a maior parte de sua vida morou no Brasil, mais precisamente conosco, a vovó Vitalina tinha um senso de humor, uma percepção da vida e uma bondade como poucos. Ouvido aguçado, afirmava que, quando necessário, se fazia de surda, quem sabe para ouvir conversas que não dividiam com ela.

Tinha, também, uma preocupação com a erva mate de seu quase inseparável chimarrão. Sempre que minha mãe começava a vasculhar os armários da cozinha para saber o que comprar no rancho, ela dizia, no seu portunhol – “mi hija, hierba tine bien poquito” lembrando a Dona Célia de que a erva do “mate” estava acabando.

Nos meus tempos de guri, costuma jogar futebol de botão. Tinha uma caixa com os meus times que sempre andava sobre o balcão ou outros móveis da casa. Claro que, quando minha mãe guardava, eu começava a procurar, abrindo gavetas e remexendo nelas. Dona Vitalina sempre questionava: “que procura mi negrinho?” e quando eu respondia que eram os meus botões, ela sempre respondia com a mesma frase: “Não vi. Quando vejo, ando guardando!”

Tinha uma força nos braços, de dar inveja a muita gente nova. Guri, eu passava perto dela e fazia uma graça em seu tradicional coque de cabelos brancos. Ela, quando conseguia, me pegava pelo braço e não me deixava sair sem dar um beijo em seu rosto moreno e enrugado pelos mais de 80 anos, quem sabe pela vida que viveu!

Hoje, no Dia dos Avós, lembro dela com uma ternura daquelas de apertar o coração. E fico ainda mais emocionado quando lembro que tenho dois netos, o Pedro e a Lívia. Hoje, o vovô sou eu. E vocês nem imaginam o orgulho que sinto em ser avô de duas “crianças” incríveis, dois netos maravilhosos, plenos de ternura, de amor e carinho. O Pedro, com seus 23 anos e a Lívia, com cinco, fazem meu peito transbordar de alegria, de amor, de emoção, quando estão por perto. Mesmo longe, pois a vida nem sempre faz aquilo que os avós mais queriam, ou seja, estar sempre perto dos netos, meus netinhos são o complemento de uma vida inteira, são a força necessária para me fazer viver alegre, disposto a trabalhar para, de alguma forma, mostrar aos dois que o vovô Machado, mesmo mais velho do que moço, tem amor de sobra para dividir com eles.

Por falar em netos, acho que o Pedro bem que poderia pensar em me dar um bisneto! Mas acho que ainda é cedo. Ele que viva a vida da melhor maneira possível, dando espaço exclusivamente às preocupações com o futuro.

Meu beijo carinhoso e respeitoso a todos os avós do mundo. Beijo cheio de amor no Pedro e na Lívia e, com uma saudade enorme, um beijo grande na vovó Vitalina!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário