segunda-feira, 11 de julho de 2016

BOM DIA!

Lula queria a extinção do DEM!

Não é nenhuma novidade a transformação em bagunça de tudo o que diz respeito ao que acontece na Câmara Federal. A começar pelo presidente que renunciou, deputado Eduardo Cunha, um dos políticos mais envolvidos em atos de corrupção, mas que formou uma base de apoio que faz o impossível para impedir que seu poder acabe ou diminua.

Com sua renúncia, começou o trabalho de escolha de seu sucessor. Estava formada nova bagunça e que até agora não está plenamente definida. Ainda não se pode afirmar, com certeza, o dia exato da eleição que escolherá o novo presidente, muito menos quem serão os candidatos.

Inicialmente, Valdir Maranhão, o presidente em exercício da Câmara, marcou a votação para a próxima quinta-feira, revoltando aos deputados que trataram, imediatamente, de convocar uma reunião e marcar a eleição para terça-feira. Só que na terça, haverá a sessão da Comissão que analisa a perda de mandato de Cunha, que poderia não acontecer, favorecendo ao ex-presidente. Maranhão, então, voltou a decidir que a eleição seria na quinta. O presidente em exercício, Michel Temer, entrou em campo e a votação foi marcada para uma sessão às 19 horas de quarta-feira, dia 12. Mas ela precisa ser definida durante o dia de hoje, ou seja, não é certo que quarta tenhamos novo presidente da Câmara dos Deputados. Uma bagunça!

Quanto aos candidatos mais cotados, fico com dois que parecem ser os que se articularam melhor e podem chegar ao comando da Casa: Rogério Rosso (PSD-DF) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Rosso, líder do PSD na Câmara, foi presidente da comissão especial do impeachment, é aliado de Eduardo Cunha e um dos nomes mais influentes do Centrão, que reúne os partidos de centro e direita da Câmara.

O carioca Rodrigo Maia corre por fora, mas não está menos articulado, buscando apoio de diversos partidos, inclusive do PT. Ele integra o bloco dos chamados governistas independentes como PSDB, PPS e PSB.

O que chama a atenção na candidatura de Rodrigo Maia, é que ele poderá ter o apoio do Partido dos Trabalhadores, cujo líder maior, Luiz Inácio Lula da Silva, num determinado momento, afirmou que o DEM era um partido que fazia tão mal ao Brasil “que deveria ser extinto”.

Mas se alguém perguntar ao Lula se ele apoia a candidatura do DEM, é bem possível que ele justifique afirmando que qualquer um é melhor que Cunha e recomende o apoio do PT a Rodrigo Maia. O que não seria de se estranhar já que, pelo poder, Lula é capaz de tudo, inclusive de procurar Paulo Maluf, apertar sua mão, ser fotografado nos jardins da mansão de seu desafeto explicito, para garantir a eleição de Haddad.

Hoje poderemos ter a formalização do dia da eleição para presidente da Câmara dos Deputados, o que não significa, necessariamente, o fim da bagunça!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário