quarta-feira, 29 de junho de 2016

RAPIDINHAS


Pedaladas não são tão importantes, diz ministro do TCU
Dois dias após a perícia técnica do Senado isentar a presidente afastada Dilma Rousseff de responsabilidade pelas chamadas pedaladas fiscais, o ministro do TCU responsável pela análise das contas da petista Augusto Nardes disse nesta quarta, que as manobras "não são tão importantes". "O mais importante é a abertura de crédito, ou seja, a Constituição é muito clara: ninguém pode abrir crédito sem autorização do Congresso, sem a Lei Orçamentária ser aprovada pelo Senado e pela Câmara. Houve desrespeito ao Congresso", disse Nardes.

Moro abre novo processo contra José Dirceu
Dirceu já foi condenado por Moro, em outra ação penal, a 20 anos de prisão. O ex-ministro está recolhido no Complexo Médico Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, desde 3 de agosto de 2015, quando foi capturado na Operação Pixuleco, desdobramento da Lava Jato. Nesta nova acusação, a Procuradoria da República atribui a Dirceu o recebimento de R$ 2 milhões em propina do esquema Petrobrás.  “Presente, portanto, justa causa para a imputação, a justificar o recebimento da denúncia. Presentes indícios suficientes de autoria e materialidade, recebo a denúncia contra os acusados acima nominados”, decidiu Moro.

Fortunati compensará ponto cortado se greve terminar amanhã 
As negociações entre os servidores municipais e a Prefeitura de Porto Alegre foram retomadas nesta quarta-feira, quando o prefeito José Fortunati recebeu um grupo de grevistas no Centro Integrado de Comando (Cei) da Capital. Fortunati se comprometeu a compensar o ponto cortado durante a paralisação, que chegou ao 16º dia. Em contrapartida, os municipários terão que decidir pelo fim da greve em assembleia marcada para esta quinta-feira. Em coletiva após a reunião, o prefeito afirmou que se a atividade enconômica nacional tiver uma melhora, a Prefeitura poderá até antecipar o percentual de janeiro para dezembro. "Só não o farei se as funções financeiras e econômicas do País não permitirem", argumentou.

Desemprego fica em 11,2% e atinge 11,4 milhões de pessoas
O desemprego ficou em 11,2% no trimestre encerrado em maio, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No trimestre de março a maio, havia cerca de 11,4 milhões de pessoas desocupadas no Brasil. A taxa é a mesma do trimestre encerrado em abril. Assim, novamente, é a maior já registrada pela série histórica do indicador, que teve início em janeiro de 2012. No mesmo trimestre no ano anterior, a taxa havia ficado em 8,1%, segundo o IBGE. Ficou acima ainda do trimestre de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, que ficou em 10,2%.

Redução de sal nos alimentos não alterou a hipertensão no Brasil
Apesar do acordo entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia) ter retirado mais de 14.000 toneladas de sódio dos alimentos processados desde 2011, não houve alteração no número de pessoas com hipertensão no Brasil. Dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), de 2015, apresentados nesta quarta-feira, mostram que, como em 2014, quase 25% da população brasileira é hipertensa. As mulheres são maioria nesse cenário e respondem por 27,3% dos casos, enquanto os homens respondem a 22% dos casos. Os hipertensos crescem com o avanço da idade e também com a diminuição da escolaridade. Nas capitais, Palmas apresenta o menor número de hipertensos no país, com 15,7%, e Rio de Janeiro a maior, com 30,6% das pessoas com hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário