quinta-feira, 23 de junho de 2016

Operação Custo Brasil

Sede do diretório do PT em São Paulo é vasculhada
Um desdobramento da Operação Lava Jato, que prendeu na manhã de hoje o ex-ministro Paulo Bernardo, também tem como alvo a sede do diretório do PT em São Paulo onde está cumprindo mandado de busca e apreensão.

A ação faz parte da Operação Custo Brasil, que integra a Lava Jato, investigando o pagamento de propina entre os anos de 2010 e 2015 a pessoas ligadas ao Ministério do Planejamento.

Advogados já foram acionados pelo partido para tentar acompanhar a operação. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, estava em Brasília e volta hoje para São Paulo.

Carlos Gabas é alvo de condução coercitiva

O ex-ministro Carlos Gabas foi alvo de condução coercitiva da Polícia Federal – quando o investigado é levado para depor e liberado – nesta quinta-feira, 23, na Operação Custo Brasil, desdobramento da Lava Jato.

Gabas foi ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Governo Dilma, ministro da Previdência Social e já ocupou o cargo de secretário especial da Previdência Social depois que a Pasta foi unida ao ministério do Trabalho.

Operação Custo Brasil

Batizada de Custo Brasil, a operação mira em um esquema de pagamento de propina em contratos de prestação de serviços de informática do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, pasta que foi comandada por Paulo Bernardo.

Os investigadores afirmam ter elementos de que agentes públicos do ministério direcionaram licitações em favor de uma empresa de tecnologia e informática para gerir créditos consignados para servidores federais.

"Segundo apurou-se, 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no ministério por meio de outros contratos –fictícios ou simulados", diz a PF.

No total, as supostas fraudes investigadas teriam gerado subornos de aproximadamente R$ 100 milhões entre os anos de 2010 e 2015.
Fontes: G1/Estadão/Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário