quarta-feira, 11 de maio de 2016

Impeachment - 1

Discurso de senadores
Resumo do que disseram os senadores que falaram até aqui na sessão que vota o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT).


Ana Amélia Lemos (PP)
A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirma que estamos vivendo a "consolidação democrática" do país, com as instituições funcionando a "pleno vigor". Ana Amélia, elogiando o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), declara voto "sim" ao afastamento temporário da presidente Dilma e à admissibilidade do processo.

José Medeiros (PSD)
O senador José Medeiros (PSD-MT) diz que é preciso "jogar o jogo da verdade constitucional", sem manobras. José Medeiros afirma que "o governo acabou e está parado há mais de ano". Ele critica o que chamou de esgotamento do modelo de presidencialismo de coalizão.

Aloysio Nunes (PSDB)
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) rebate a tese da base do governo de que Dilma não cometeu crime. Ele diz que o relator Anastasia demonstrou o contrário com "precisão milimétrica" em seu texto. Aloysio Nunes Ferreira afirma que o governo "mentiu" para "se manter no poder", valendo-se da "fraude". Ele critica a "crise profunda" que o país vive.

Marta Suplicy (PMDB)
A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) diz que os trabalhos da comissão e o relatório de Anastasia confirmaram sua convicção de que há indícios "mais que suficientes" de que Dilma cometeu crime de responsabilidade. Marta Suplicy diz que é hora de democracia, governabilidade e corte de gastos.

Ataídes Oliveira (PSDB)
O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) critica Dilma e Lula e se refere a Michel Temer como "futuro presidente brasileiro". Ele promete apoio, mas diz que vai "vigiar" a atuação do atual vice de Dilma. Ataídes Oliveira encaminha voto "sim" ao afastamento provisório de Dilma.

Ronaldo Caiado (DEM)
O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) lembra o fato de que o ministro do STF Teori Zavascki rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União para suspender o processo de impeachment. "É o cala-boca definitivo", diz Caiado. Ronaldo Caiado critica a política econômica do governo do PT, que, segundo ele, tira empregos dos brasileiros.

Zezé Perrela (PTB)
O senador Zezé Perrella (PTB-MG) diz que Lula "escolheu mal" ao escolher Dilma para sucedê-lo. Ele diz que Dilma não era uma grande técnica. "Como presidente, uma lástima, uma lástima." Zezé Perrella  encaminha voto "sim" ao afastamento provisório de Dilma.

Lucia Vania (PSB)
A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) fala sobre os crimes de responsabilidade de que Dilma é acusada. Ela diz que as acusações estão "fartamente documentadas". Lúcia Vânia  critica as práticas orçamentárias do governo Dilma. "As consequências estão aí", diz, citando números da crise econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário