quarta-feira, 18 de maio de 2016

BOM DIA!

Manhã fria, notícias quentes!

Se as temperaturas beiraram zero grau em muitas regiões do Rio Grande do Sul na madrugada,  não se pode dizer o mesmo em relação aos acontecimentos, principalmente políticos, das últimas horas.

Na Assembleia Legislativa, por exemplo, os deputados aprovaram reajuste de 8,13% nos salários dos servidores do Judiciário, Defensoria Pública, MP, TCE-RS e Assembleia.  Como o aumento é retroativo a janeiro de 2016 (os servidores pediam retroatividade a junho de 2015), o impacto financeiro nos cofres estaduais será de R$ 194,5 milhões neste ano.

Tentando gerenciar uma crise nunca sentida no Estado, o governador José Ivo Sartori poderá vetar o aumento concedido pelos deputados, fazendo com que o projeto vote para a AL. O veto, se ocorrer, certamente será derrubado pelos parlamentares.

Enquanto isso, professores, policiais, servidores da saúde e funcionalismo em geral, que dependem de orçamento do governo, seguirão com seus salários parcelados, recebendo prestações semanais e pagando juros sobre compromissos atrasados.

Por falar em professores, sem que houvesse acordo entre o comando da greve e a secretaria de Educação, a paralisação, mesmo que parcial, prossegue no Estado. Muitos alunos, em vários municípios, seguem sem aula.

Ao mesmo tempo, vários prédios escolares estão ocupados por alunos que, de uma hora para outra, passaram a apoiar seus ‘queridos professores’ e exigir melhores condições para estudar. Todos, é bom que se esclareça, estudantes de escolas públicas. O governo já anunciou que não tratará o assunto como caso de polícia. Na verdade, entendo que o caso é mais para ser resolvido entre pais e filhos. Mas este é um outro assunto.

No governo federal, o ministro Romero Jucá, do Planejamento, anunciou que apresentará uma nova proposta para pagamento da dívida dos estados. Reunidos no Rio de Janeiro, ontem (17), os governadores reafirmaram que estão sendo vítimas de agiotagem quando pagam os juros sobre juros exigidos pelo governo.

Voltando ao frio que nos incomoda desde ontem, a informação é de que hoje, pelo menos, as temperaturas seguirão baixas, melhorando a partir da tarde de amanhã, quando voltaremos aos 20 graus. Para sexta-feira, a previsão é de chuvas que começam já de manhã. Daí, meus amigos e amigas, haja organismo para aguentar tanta instabilidade. Com roupa de lã de manhã, manga curta de tarde e roupa quente para dormir, não tem quem sobreviva sem uma gripe ou coisa pior. Como já estou incluído na idade de risco, passei no posto de saúde e me vacinei. Pelo menos estou prevenido contra a gripe. Pelo menos!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário