quinta-feira, 14 de abril de 2016

Rapidinhas


Funcionamento do comércio no domingo do impeachment
A votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, no domingo, deverá modificar o funcionamento das lojas de rua e dos shoppings em Porto Alegre. O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, informou que a abertura das lojas será opcional do comércio no próximo domingo. Segundo ele, a recomendação do sindicato é que as lojas de rua fiquem atentas às movimentações nas proximidades de seus estabelecimentos. A orientação para as lojas de shopping centers é de que atuem de acordo com os contratos em vigor e tomem uma decisão junto com os empreendedores dos centros comerciais.

Juristas e opositores dizem que não há brecha para impeachment recuar
A oposição realizou nesta quinta-feira um ato pró-impeachment com juristas na Câmara dos Deputados, em Brasília. Estrela do encontro, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso, tietado por parlamentares, rebateu a tese do governo Dilma Rousseff: "Golpe seria crime de responsabilidade sem punição". Ele também afirmou que a comissão especial do impeachment respeitou o direito de defesa da presidente, ao contrário do que argumenta a Advocacia-Geral da União em mandado de segurança ao STF. "Não estamos fora da legalidade, ao contrário. Queríamos deixar expresso num testemunho que falar que impeachment é golpe não tem o menor sentido. Dizer que violar a Lei de Responsabilidade Fiscal não é crime é outra questão que não podemos compreender", disse o ex-ministro. "Senhores deputados, estejam certos de que estão no caminho da legalidade."

Provas do Enem 2016 ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que normalmente é realizado em outubro, este ano será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro. O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar a data da prova em função das eleições municipais, que ocorrem em 2 e 30 de outubro (primeiro e segundo turnos). Neste ano, todos os candidatos passarão por teste biométrico, para evitar fraudes.  O edital foi publicado nesta quinta-feira, 14. As inscrições começam às 10h do dia 9 de maio e vão até às 23h59min do dia 20 de maio, exclusivamente pelo site do Enem. São esperados 8 milhões de inscrições e mais de 6 milhões de participantes para este ano.

Sartori diz que policiais gaúchos não serão liberados para Olimpíadas
O governador do Estado, José Ivo Sartori, anunciou via Twitter e Facebook no começo da tarde desta quinta-feira que não vai ceder policiais para atuar nas Olimpíadas, no Rio de Janeiro. Sartori disse que a prioridade do Piratini é com a segurança dos gaúchos e disse que a Secretária de Segurança tentará colaborar com os jogos de outra maneira.  “A segurança dos gaúchos é a nossa prioridade absoluta. Não temos como autorizar a retirada de nenhum policial da atividade de rua. Isso não impede outras formas de colaborar. A Secretária de Segurança do Estado está empenhada em verificar outras possibilidades”, disse Sartori.

Cunha vai alternar Norte e Sul na votação do impeachment
O presidente da CâmaraEduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou atrás na decisão anunciada nesta quarta-feira (13) sobre a ordem de votação do impeachment e informou, nesta quinta (15), que a chamada para voto no processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff começará com deputados do Norte e será feita com alternância entre parlamentares do Norte e do Sul. O novo entendimento foi lido, no plenário pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Beto Mansur (PRB-SP). Antes Cunha havia decidido que a votação começaria por deputados do Sul e parlamentares do Nordeste e do Norte seriam os últimos a participar. Para governistas, essa ordem de votação havia sido escolhida para gerar um clima “pró-impeachment”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário