sexta-feira, 29 de abril de 2016

Bom Dia!

Querem enganar quem?

Mesmo com a repetição quase que permanente dos acontecimentos, ontem assisti aos depoimentos dos advogados Miguel Reali Jr. e Janaina Paschoal, autores da ação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Comissão Especial do Senado.

Mais uma vez fiquei impressionado com a tropa de choque do governo, formada por cinco ou seis senadores, que pedem apartes, falam quando alguém está ao microfone, pedem questões de ordem, gritam, esbravejam, com a única intenção de tumultuar uma sessão que, inclusive na opinião deles, teria que ser completamente diferente das que aconteceram na Câmara Federal. Fazem igual, muitas vezes até pior.

Num determinado momento da sessão, transmitida ao vivo para todo o Brasil, ou seja, milhões de brasileiros estavam assistindo ao triste espetáculo, desliguei a TV e resolvi conversar com milha mulher que tinha preparado um gostoso chimarrão.

Comecei perguntando se ela acreditava que algum pronunciamento dos petistas ou de companheiros de governo na Comissão, mudaria o voto de um Senador que apoia o pedido de impeachment? Claro que não, foi a resposta que ouvi.

Dos 21 senadores da Comissão Especial, 16 apoiam o impeachment e cinco são contra. Acho impossível que alguém mude de opinião ao escutar, por exemplo, os argumentos do senador Lindbergh Farias (PT) ou da senadora Vanessa Grazziotin (PC do B). Eles usam o discurso de sempre, não mudam nada, baseiam suas questões nos mesmos itens que elegeram para defender a presidente, numa tentativa, para mim inócua, de convencer aos demais de que são os soldados de passo certo.

Na sessão de ontem, repetiram tudo o que haviam dito e perguntado na reunião que elegeu o presidente e o relator da Comissão Especial. E não tenho dúvidas de que será assim até o final. Menos hoje, é claro, quando falará o Advogado Geral da União.

Tomei mais um chimarrão e fiquei pensando com os meus botões: Será que eles acreditam realmente que a presidente Dilma não cometeu nenhum crime? Será que eles acreditam que a imensa maioria do povo brasileiro que quer o impeachment está errada? Afinal, com este discurso pobre de tentativa de desconstrução de algo aceito pela maioria, querem enganar a quem?

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário