quinta-feira, 28 de abril de 2016

Bom Dia!

Gostar ou não gostar do frio!

Saio cedo para deixar minha filha na escola. O sol já estava aparecendo, até que com relativa intensidade, quando saímos de casa. Nas ruas, as pessoas, principalmente nas paradas de ônibus, davam uma ideia exata do frio que estava fazendo às sete e vinte. Gorros, tocas, mantas, casacos de lã e mulheres de botas, mostravam que a manhã não estava para brincadeiras.

Na hora em que escrevo este comentário, a temperatura já começa a subir. As previsões indicam que teremos uma subida nos termômetros durante a tarde e queda quando anoitecer. Mas o pior é a previsão para a semana que vem. Na segunda-feira, segundo meteorologistas, as temperaturas oscilarão ente 13 e 25 graus. Nem li o que está previsto para terça-feira, mas fico imaginando que, mais uma vez, teremos que enfrentar as oscilações térmicas que nos transformam em verdadeiros sobreviventes. Aqui no Rio Grande do Sul, a temperatura despenca de 30 para 10 graus e, pouco tempo depois, sobe de 10 para 25 graus. Alguém resiste?

Mas a questão proposta, é saber se todos gostam, alguns gostam ou poucos gostam do frio. Se ouve, lê e assiste declarações de pessoas que preferem o verão, outras dizem que o inverno é melhor. Tem as que ficam no meio termo. Se bem que o meio termo significa clima tropical o que, convenhamos, é difícil para quem mora por aqui.

Em plena terceira idade já convivi com todo o tipo de clima e temperatura. Acho que exatamente por isso, consigo enfrentar  calor e o frio com um tipo de disposição para cada época. No verão, por exemplo, sofro com o calor e o sol forte, mas compenso com o ar condicionado, pouca roupa, praia e cerveja bem gelada. Já no inverso, baixo as roupas de lã do armário, ligo o ar quente no carro e preparo deliciosos (modéstia à parte) sopões, sempre acompanhados de um gostoso vinho tinto.

Quando está muito frio, logo depois de um banho quente, vou para debaixo das cobertas, vejo televisão, leio alguma coisa e só vou dormir depois que o corpo está bem aquecido. Confesso que, mesmo depois de tantos anos, o difícil é sair debaixo das cobertas quando o relógio desperta.

Sou obrigado a confessar que o inverno castiga um pouco minhas vias respiratórias. Minhas crises de asma se manifestam mais seguidamente e preciso ter um cuidado todo especial com os pulmões. Mas quem já viveu tanto, aprende que é preciso adotar as  precauções necessárias.

Mas afinal, escrevo e escrevo e não chego ao que realmente interessa. O melhor é o frio ou o calor? É aí que reside o problema. Para alguns, como já disse, o frio é insuportável, para outros o calor é detestável. Então, como não posso ser, e nem quero, o dono da verdade, vou deixar aqui minha posição pessoal. Gosto das duas épocas do ano. Adoro o verão, a praia e as geladas, mas curto muito as comidas bem quentes, as cobertas pesadas e o vinho tinto. Se for um cabernet sauvignon bem honesto então, saiam de perto.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário