segunda-feira, 11 de abril de 2016

Bom Dia!

Está chegando a hora!

A partir das 10 horas da manhã de hoje (11), começa a sessão da Comissão Especial que decidirá sobre o prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), ou não. Dificilmente os 65 deputados membros da Comissão, deixarão de apoiar o voto do relator que sugere a continuidade do processo. O próprio Planalto já admite ser derrotado e só espera que a diferença entre os a favor do impeachment e os contrários não seja muito grande.

Se aprovado o prosseguimento do processo, ele seguirá para votação no plenário da Câmara dos deputados em 48 horas no máximo. Lá, serão necessários 342 votos para que a presidente tenha decretado seu impeachment.

Todos os prognósticos até aqui mostram um cenário indefinido. O número de apoiadores do impeachment vem crescendo, mas as manobras comandadas pelo ex-presidente Lula, que instalou um QG em defesa da presidente em Brasília, negociando cargos e verbas em troca de votos, não permite que se diga, com absoluta convicção, de que o impeachment  de Dilma acontecerá. A previsão é de que até domingo tudo esteja resolvido.

Se por um lado o Planalto se movimenta através de um escandaloso balcão de negócios, onde vale tudo na busca por votos em favor de Dilma, por outro a oposição procura, através de movimentos sociais, levar o povo para as ruas e pressionar parlamentares indecisos para que votem contra o governo. Milhares de e-mails são enviados todos os dias para deputados que não declaram como votarão ou se dizem indecisos.

Como a votação será aberta, é bem possível que alguns votos sejam definidos ou até mesmo mudados, durante a declaração dos deputados. Indecisos, principalmente, podem ser pressionados pelo crescimento de um ou de outro lado. Os que não declararam o voto nas pesquisas de diversos veículos da imprensa, podem sofrer a mesma pressão e decidir como votar dependendo do volume de votos de cada lado.

O que se sabe é que, pelo menos até aqui, trata-se de um resultado de difícil prognóstico, mas que poderá se tornar previsível depois da votação da tarde de hoje na Comissão Especial. Ao final da tarde desta segunda-feira, o termômetro indicará se continuaremos sem previsão ou se teremos a certeza do que vai ocorrer no plenário da Câmara Federal até o final de semana.

O que é certo, é que não podemos mais seguir convivendo com uma crise política e econômica nunca vista no Brasil. Estamos na dependência da vontade de uns e da negociação de outros.

Tomara que, na hora de decidir, os parlamentares pensem naquilo que será melhor para o povo brasileiro, colocando um ponto final na incontrolável e escandalosa corrupção que se instalou por aqui nos últimos anos.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário