segunda-feira, 28 de março de 2016

Rapidinhas


Em reunião com Dilma, ministros do PMDB dizem que podem deixar o governo
Ministros do PMDB sinalizaram à presidente Dilma Rousseff que será muito difícil permanecer no governo caso o partido aprove a saída da base aliada nesta terça-feira, 29. A avaliação foi feita durante uma reunião no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 28, na qual compareceram seis dos sete representantes do partido na Esplanada. Dois ministros falaram que eles vão anunciar uma decisão conjunta depois que a decisão do partido for formalizada. Mesmo aqueles que resistem à ideia de abandonar o cargo reconheceram que ficar no governo será muito difícil se o PMDB realmente optar por deixar a base aliada. Um deles classificou como um "banho de água fria" a decisão do PMDB do Rio de abandonar Dilma anunciada na semana passada. 

Fidel: “Não precisamos de presentes do império”
O ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou nesta segunda-feira (28) que Cuba não necessita que "o império" lhe presenteie com nada e que o povo deste "nobre e abnegado país" não renunciará "à glória, aos direitos e à riqueza espiritual que ganhou com o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura". "Não necessitamos que o império nos presenteie com nada. Nossos esforços serão legais e pacíficos, porque é nosso compromisso com a paz e a fraternidade de todos os seres humanos que vivem neste planeta", precisou Castro em artigo publicado nesta segunda-feira nos veículos de imprensa oficiais da ilha intitulado "Irmão Obama".

Caixa sobe juros para financiamento da casa própria
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira, 28, a elevação dos juros para financiamentos de imóveis residenciais e comerciais. As novas taxas valem para os créditos contratados com recursos da poupança (SBPE). Por enquanto, nada muda para as linhas que usam o FGTS e nem para o Minha Casa Minha Vida. A taxa de imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) para clientes sem relacionamento com o banco (taxa balcão) passou de 9,9% para 11,22%. Para quem já é cliente do banco, o juro passou de 9,8% para 11%, no caso de trabalhadores do setor privado, e de 9,5% para 10,5% para servidores públicos. Nesta categoria, estão os imóveis de até R$ 750 mil, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Geraiss e o Distrito Federal, ou até R$ 650 mil, para as demais localidades.

Ao contrário da maioria, grupo de advogados não quer pedido de impeachment
Um grupo de advogados e juristas vai entregar nesta segunda-feira, 28, ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, um requerimento para que a entidade suspenda o apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Liderado por Marcelo Lavènere, presidente da Ordem na época da renúncia do ex-presidente Fernando Collor de Mello, o grupo de advogados contra o impeachment alega que a posição assumida pela entidade não representa a categoria. Lavènere, o único membro a ter voto individual no conselho federal da Ordem, foi contra a maioria na reunião de conselheiros da OAB, que votam representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Desde 2007 a venda de Páscoa não era tão ruim
As vendas do varejo durante a semana da Páscoa foram as piores desde 2007, recuando 9,6% sobre o mesmo período do ano passado, informou nesta segunda-feira a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian. O indicador de atividade do comércio apurado pela empresa mostrou queda mais intensa na cidade de São Paulo, onde as vendas no período, de 21 a 27 de março, recuaram 11,6%. A Páscoa é a segunda data mais importante para o setor supermercadista, atrás apenas do Natal. No final de fevereiro, supermercados do país já informavam expectativa de queda a estabilidade de vendas no período da Páscoa, com as redes varejistas apostando em produtos de preço mais baixo.

Planilhas da Odebrecht foram encaminhadas para o STF
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decidiu enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) as investigações da 23ª e 26ª fases da Operação Lava Jato, batizadas de Acarajé e Xepa. O despacho com a decisão foi assinado por Moro na manhã desta segunda-feira (28). A 23ª fase da operação deu origem à 26ª. As investigações de documentos apreendidos chegaram a ser divulgadas pela imprensa, mas depois foram colocadas em sigilo pelo juiz. Entre os documentos estão planilhas apreendidas na residência de Benedicto Barbosa da Silva Júnior, presidente da Construtora Norberto Odebrecht, e alvo da 23ª fase. Segundo Moro, os documentos identificam pagamentos a autoridades com foro privilegiado, mas ainda é prematura qualquer conclusão sobre a natureza ilícita, ou não, dos pagamentos que fazem parte da planilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário