segunda-feira, 28 de março de 2016

Bom Dia!

Que semana!

Estamos iniciando uma semana da mais extrema importância e expectativa para os brasileiros, pelo menos para aqueles que estão preocupados com os rumos que o Brasil tomou depois do começo do segundo mandato da presidente Dilma.

Nesta terça-feira, o PMDB estará reunido em convenção nacional para decidir o desembarque, ou não, do governo federal. Os peemedebistas querem deixar o governo e todos os cargos que ocupam. São pelo menos 7 ministérios e mais ou menos 600 filiados ocupando cargos no governo federal. Todos terão que pedir demissão caso o partido decida deixar o governo.

Notícias do domingo, diziam que Temer garante que cerca de 80% dos delegados já estariam comprometidos com o desembarque do partido da administração federal. Hoje, li que há uma divisão entre diretórios, o que poderia dificultar um pouco a decisão. Mesmo assim, parece irreversível a decisão do PMDB de abandonar a base aliada.

Alguns ministros peemedebistas relutam em largar o cargo, ou a boquinha, como queiram. Estão esperneando, buscando alternativas e não se descarta que troquem de partido para permanecerem no cargo. É triste, mas é verdade. 
Estão lá por serem do PMDB, mas se o partido deixar o governo mudam de sigla. Ideologia é espírito partidário o que menos conta, neste caso.

Também nesta semana poderemos ter a decisão sobre o voto do ministro Gilmar Mendes impedindo o ex-presidente Lula de assumir a Casa Civil, o que lhe garantiria foro privilegiado para se defender das acusações vindas da Operação Lava Jato.

Na história do STF, jamais os ministros derrubaram o voto de um colega, mas, e sempre existe um más, nunca se sabe o que poderá acontecer. O que se sabe é que, caso seja mantida a decisão de Gilmar Mendes, Lula não poderá assumir o ministério e não terá nenhum privilégio em qualquer julgamento a que for submetido. Especula-se, inclusive, em caso de manutenção da decisão de Mendes, que ele poderá pedir asilo político ao governo italiano. Especula-se, nada mais.

O que mais chama a atenção nos últimos dias, é o quase absoluto silêncio do falastrão Luiz Inácio que, por sinal, só tem falado em reuniões fechadas de sindicatos e segmentos partidários, onde só se entra com pulseirinha de identificação.

Hoje é segunda-feira e esta começando a semana, mas que semana!

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário