quinta-feira, 10 de março de 2016

Bom Dia!

Al Capone

Antes que um monte de pedras seja lançado sobre este comentarista de todos os dias, já vou avisando que não estou fazendo nem um tipo de comparação pessoal. Vou falar tão somente da maneira como as coisas se desenvolvem, envolvendo personagens que, coincidentemente, cometeram, ou foram acusados, de crimes semelhantes.

Feitos os esclarecimentos necessários, acho que todos lembram do famoso mafioso italiano Al Capone, que teve até filme, muitos por sinal, contando sua história. Capone era, na verdade, um contraventor conhecido da polícia,  mas que acabou sendo pego e condenado por questões com o fisco, a Receita Federal, digamos assim.

Ontem o Ministério Público de São Paulo apresentou denuncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá. O MP sustenta que Lula teria ocultado a propriedade reformada pela OAS, ou seja, escondido a identidade do verdadeiro dono do imóvel, o que caracterizaria lavagem de dinheiro. Também foram denunciados dona Marisa Letícia, mulher de Lula, o filho mais velho deles, o Lulinha e mais 13 pessoas incluindo João Vaccari Neto, Léo Pinheiro e ex-dirigentes do Bancoop.

Imediatamente o Planalto, que já vem tentando fazer de Lula ministro do Governo, dando a ele fórum privilegiado, iniciou nova blindagem, agora querendo nomeá-lo articulador político.

Sigo pensando, como já disse, que lá em São Gabriel a gente sempre ouvia dizer que “quem não deve não teme”, isto é, não foge da justiça, prova que é inocente. O que não é o caso do ex-presidente e seus aliados que fazem de tudo para que ele não tenha que enfrentar a justiça, ou a verdade, para provar que é inocente. Se é, como disse, a “alma viva mais honesta do Brasil”, coloca a documentação sob o braço e vai para a PF, ou para Curitiba, mostrar que não deve nada, que tudo é armação contra ele. Mas Lula só fala, só grita para militantes, que está sendo perseguido e que é inocente. Só não prova.

Vocês devem estar perguntando o motivo de eu ter falado em Al Capone no começo do comentário, não? Pois assim como o mafioso italiano, Lula poderá ser pego pelo fisco, ocultando propriedades, que não são poucas, alegando que todas pertencem a amigos seus que, em gestos de suprema bondade, emprestaram, doaram ou cederam seus bens para que o ex-presidente desfrutasse de dias melhores depois de ter sido um metalúrgico pobre e quase analfabeto.

Como diria o Raul Seixas, “oi Al Capone, vê se te orienta.....”

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário