sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Transporte coletivo

Novo sistema opera a partir de segunda

Fotos: Ricardo Giusti/PMPA

O sistema de transporte coletivo da Capital estará, a partir de segunda-feira, 22, mais qualificado, em função dos novos ônibus e linhas que começam a circular na cidade. Os veículos, com identidade visual específica, mais modernos e menos poluentes, foram apresentados na manhã desta sexta, 19, no Largo Glênio Peres. A nova frota faz parte da licitação, cujo edital foi lançado em maio do ano passado. Foi a primeira licitação do transporte público da Capital.

 A data é histórica, como salientou o prefeito José Fortunati, em função das dificuldades de viabilização do processo de concorrência ao longo dos anos. A conclusão, destacou, só foi possível a partir de um árduo trabalho das equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com a ajuda dos auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Cumprimento a todos por esse trabalho complexo, que fará com que, a partir de segunda-feira, a população passe a ter um serviço muito mais qualificado, estabelecendo novas relações com o sistema. Tenho a convicção de que será um salto de qualidade, não só pelos veículos e as novas linhas, mas pelo controle da sociedade”, disse, referindo-se à criação do Conselho de Usuários.

Fortunati destacou a ampla discussão pela qual o processo passou nas 17 regiões do OP, onde foram sugeridas qualificações, como o ar-condicionado e novas linhas. “Em todas as assembleias, recebíamos a demanda de ampliação das linhas transversais. A partir de segunda, elas serão uma realidade”, ressaltou.

Qualificação da frota - No início da operação, serão 296 veículos novos, em substituição a ônibus antigos. A frota do novo sistema iniciará com um total de 1.715 ônibus, 12 a mais do que havia anteriormente. Nos próximos três anos, serão inseridos 72 veículos a mais na frota. A cidade contará com 636 (37%) ônibus com ar-condicionado (anteriormente eram 23%) e 1.010 adaptados para cadeirantes (60%) já no primeiro dia de operação. Outra novidade é a identidade visual, com cores específicas que informam as regiões de destino para os passageiros, facilitando o entendimento das linhas. As cores das regiões foram alteradas: azul para as linhas que atendem a zona Norte (antigo consórcio Conorte), verde para Leste (antiga Unibus), vermelho para Sul (antiga STS) e amarelo para Carris.

Entrarão em circulação na segunda-feira quatro novas linhas de ônibus: a T12 - Restinga Cairú, T12A - Restinga PUC, T12.1 – Pitinga/Cairú e T13 - Triângulo/PUC. As linhas T12 e suas derivadas serão operadas pela Carris e substituirão os prefixos 314 - Restinga PUC (e suas extensões), que interligam a região da Restinga, Lomba do Pinheiro à Pontífice Universidade Católica (PUC) e a Terceira Perimetral. Já a T13 substituirá a Triângulo / 24 de outubro / PUC, circulando nas zonas Norte e Leste da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário