terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Bom Dia!

Preocupados com o que?

É muito interessante assistir aos rasgos de populismo que tomam conta de políticos em determinados momentos ou envolvendo algum assunto que atinja diretamente aos eleitores. No último final de semana, por exemplo, a presidente Dilma Rousseff (PT), vestiu camiseta, usou boné, luvas protetoras e saiu pelas ruas afirmando que sua preocupação era eliminar o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue e da zika.

Menos de 48 horas depois, chega a notícia de que o ministro da Saúde, Marcelo Castro, pode ser demitido temporariamente, para voltar ao plenário da Câmara e tentar ajudar na eleição de seu companheiro de PMDB, Leonardo Picciani para a liderança partidária.

Aliado da presidente Dilma, Picciani seria um reforço na tentativa de impedir o prosseguimento da ação de impeachment da presidente, o que justificaria a demissão, mesmo que temporária, do ministro da Saúde e de alguns secretários estaduais do Rio de Janeiro, como foi anunciado.

Quem examina a ação como um simples fato político, pode achar normal. Afinal, muitas vezes já se demitiram ministros e secretários, mesmo que temporariamente, para ajudar em votações nos parlamentos.

O que é diferente, no caso, é que se trata exatamente do ministro da Saúde, que deveria ter cabeça e equipe trabalhando exaustivamente pela erradicação do mosquito da dengue.  A pasta da saúde, no momento atual, deveria ser intocável, com toda sua equipe voltada para o combate ao mosquito e suas consequências.

Lamentavelmente, quando se trata de pensar na manutenção do poder a qualquer custo, tudo é válido. O que ontem era prioridade absoluta, hoje deixa de ser. Infelizmente é o caso envolvendo a epidemia de zika, microcefalia e dengue que, por interesses meramente políticos, será deixado de lado para que o governo tenha maiores garantias na eleição do líder do PMDB.

A pergunta que faço é sobre o que exatamente está preocupado o governo? Com a maioria da população em perigo ou com o poder que pode perder?

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário