segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Rapidinhas


Recurso de Dilma contra análise de contas da 2014 deve ser julgado amanhã pelo TSE
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes incluiu na pauta desta terça-feira (15) da Corte recurso da presidente Dilma Russeff contra a investigação das contas da campanha dela de 2014. As contas foram aprovadas com ressalvas ano passado, antes da posse, mas Gilmar Mendes decidiu reabrir a a investigação em agosto deste ano. O ministro enviou à Procuradoria Geral da República e à Polícia Federal informações da prestação de contas da campanha eleitoral de 2014 de Dilma para investigação de eventuais irregularidades. O julgamento do recurso ocorrerá em um momento decisivo para a presidente, pois também nesta semana o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá decidir sobre o rito do processo de impeachment.

Cunha termina 1º ano de mandato sem o gostinho de exercer a presidência
Deputado d PMDB, segundo na linha sucessória do Planalto, é inimigo declarado de Dilma e, o contrário de seus antecessores Marco Maia e Henrique Eduardo Alves, Eduardo Cunha terminará seu primeiro ano no comando da Câmara sem sentir o gostinho de exercer – por um dia sequer – a Presidência da República. O Planalto fez de tudo para que ela e Michel Temer não deixassem o país ao mesmo tempo.

Mulheres são eleitas pela primeira vez na Arábia Saudita
Pela primeira vez na história da Arábia Saudita, mulheres puderam votar e se candidatar para as eleições do Conselho Municipal, segundo informa o Al Jazeera. Os resultados das eleições de sábado (12), ainda estão sendo apurados, mas pelo menos seis mulheres foram eleitas. Entre os candidatos, cerca de seis mil eram homens contra 980 mulheres. A diferença se dá pelo fato de que a Arábia Saudita é um dos países mais restritivos do mundo para as mulheres. Durante as campanhas as mulheres não podiam colocar fotos nas propagandas políticas e nem discursar para homens. O resultado das eleições será um marco para que as mulheres tenham um papel mais igualitário em uma sociedade ultraconservadora.

Estudo mostra que 49% das mensagens em redes sociais são pró-impeachment
No período de 2 a 9 de dezembro, na semana após Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ter aceitado o pedido de impeachment de Dilma Rousseff, 49,3% das menções espontâneas ao assunto nas redes sociais eram favoráveis ao impedimento e 31,7%, contrárias. O levantamento foi realizado por meio da plataforma de monitoramento digital Torabit, a partir da análise de 485 538 menções espontâneas nas redes sobre o impeachment. Outros 19% de posts não manifestaram opinião sobre o assunto. Das postagens, 55,6% têm teor negativo para a presidente 34,1% são positivas e 10,3% são neutras. A diferença percentual mostra que o universo de pessoas que são contra o governo é maior que aquele que apoia o impeachment. Na divisão da origem das postagens, 42,9% são puramente opinativas, sem links para notícias. Outras 37,6% continham algum link para notícia ou análise de site ou portal de notícia. Links para blogueiros, em sua maioria opinativos, somam 9,5% das menções.

IBGE abrirá concurso com 82 mil vagas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado a abrir seleção com nada menos que 82.023 oportunidades. A quantidade de vagas impressiona qualquer concurseiro, principalmente em época de crise econômica, mas a portaria foi publicada pelo Ministério do Planejamento no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (14/12). Segundo o documento, as chances são temporárias e os contratos terão duração de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos. Quem for aprovado no processo seletivo simplificado vai realizar o Censo Agropecuário 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário