quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Rapídinhas


Lava Jato – PF pede mais tempo para concluir inquérito contra 4 políticos
A Polícia Federal encaminhou ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedido para que sejam prorrogados mais uma vez os inquéritos que investigam o envolvimento dos senadores Humberto Costa (PT-PE), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Valdir Raupp (PMDB-RO) e do deputado José Mentor (PT-SP) com o esquema de corrupção e fraude em contratos da Petrobras. A fase de inquérito serve para os investigadores recolherem elementos e depoimentos que possam comprovar se os parlamentares receberam ou não dinheiro do escândalo do petrolão. Se houver indícios suficientes da participação deles no esquema tornado público pela Operação Lava Jato, como disseram delatores, cabe ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentar denúncia ao STF. Todos eles negam envolvimento com o esquema criminoso.

Brasil cai 5 posições em ranking mundial de prosperidade
O Brasil é, hoje, o 54º país mais próspero do mundo, o que o deixa cinco degraus abaixo da posição ocupada em 2014, segundo a nova edição do Legatum Prosperity Index, do centro de estudos britânico Legatum Institute. O ranking, elaborado anualmente desde 2009, leva em consideração não apenas dados econômicos, mas também indicadores de educação, saúde, segurança, liberdade individual e gestão pública, entre outros. A Noruega está no topo do ranking desde sua primeira edição. Com a 54ª colocação, o Brasil fica atrás do Uruguai, que aparece em 32º e é o país latino-americano mais bem colocado no ranking. Entre os Brics, grupo de países formado por China, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, o Brasil está em segundo. A China, na 52ª posição, foi o país desse grupo mais bem avaliado pelo instituto.

Leonardo Picciani se movimenta para suceder Cunha
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro,  Jorge Picciani, se encontrou com a presidente Dilma Roussef em Brasília, nesta quarta-feira (4). Segundo relatos obtidos pelo jornal O Globo, a reunião – que contou também com a presença do ministro Ricardo Berzoini (governo) e do assessor especial Giles Azevedo – aconteceu para tratar da sucessão na presidência da Câmara. Com a abertura do processo de cassação de Eduardo Cunha, o filho de Jorge, Leonardo Picciani, é visto pelo Planalto como um aliado fiel, e melhor nome para substituir o peemedebista.

Cunha diz que Picciani terá que esperar até 2017 para ocupar seu lugar
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), respondeu às articulações do líder do PMDB, Leonardo Piccini (RJ), para ocupar seu lugar no comando da Casa dizendo que o correligionário terá que esperar até 2017, quando termina seu prazo de dois anos na presidência. "Em 2017 que se candidate", respondeu Cunha às tratativas de seu correligionário. Cunha e Picciani eram aliados próximos, mas a relação entre os dois azedou depois que o líder da bancada do PMDB na Câmara começou a se aproximar do governo.  Picciani foi contemplado na reforma ministerial do mês passado com duas pastas para a bancada que comanda.

Greve pode afetar abastecimento de combustível na semana que vem
Problemas mais graves de abastecimento de combustíveis como consequência da greve dos petroleiros da Petrobras, iniciada na quinta-feira passada (29/10) deverão ser sentidos nos postos de gasolina apenas em meados da próxima semana. A previsão é do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom). Nesta quarta-feira (4/11) no fim do dia, a entidade fez um levantamento com as empresas associadas e não verificou "nenhum impacto perceptível", informou o diretor de Abastecimento, Luciano Libório. Não temos preocupações para hoje, amanhã e sábado. Agora, a greve está afetando a produção nas refinarias e podemos ter problemas em meados na semana que vem", disse Libório ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário