quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Rapidinhas


Cerveró é transferido para carceragem da PF por motivos de segurança
O ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró foi transferido para a Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, por motivos de segurança. Cerveró estava custodiado no Complexo Médico-Penal de Pinhais, nos arredores da capital paranaense. O ex-diretor, condenado a mais de 18 anos de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro, firmou acordo de delação premiada no último dia 18 com a Procuradoria-Geral da República - a informação só foi divulgada ontem. O conteúdo da delação de Cerveró, que dá detalhes sobre desastrosa compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras, pode ser explosivo para o governo. Isso porque pode envolver no caso a presidente Dilma Rousseff, que era presidente do Conselho da estatal na época, e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que o indicou ao cargo na estatal.

Político da oposição é morto durante comício na Venezuela
Um político opositor foi assassinado na noite desta quarta-feira na Venezuela durante um comício no interior do país, segundo a imprensa local. Luis Manuel Díaz, secretário-geral do partido Ação Democrática (AD), levou um tiro disparado de um carro por volta das 19h30 do horário local (22h de Brasília) em Altagracia de Orituco. No comício para a eleição parlamentar de 6 de dezembro, que vai eleger 167 deputados, também estava Lilian Tintori, esposa de Leopoldo López, opositor condenado a 14 anos de prisão acusado de estimular violência durante as manifestações contra o governo. Membros do Ação Democrática atribuem o ataque a grupos armados ligados ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do governo chavista. Segundo eles, esse tipo de agressão contra militantes e candidatos da oposição vem crescendo.

Collor e Lindbergh: unidos para tirar petista da prisão
Não é de hoje que a Lava Jato tratou de aproximar os destinos de Fernando Collor, ex-presidente que renunciou para não sofrer impeachment em 1992, e Lindbergh Farias, presidente da UNE que liderou os estudantes (cara pintadas) pela sua deposição. Primeiro, se reencontraram no Senado, em 2010. Depois, ambos integraram a chamada “lista do Janot”, implicados na Lava-Jato. Nesta quarta, o ex-presidente e seu ex-algoz votaram para tirar da prisão o líder de Dilma Rousseff na Casa, Delcídio Amaral, preso após ser flagrado tramando a fuga de Nestor Cerveró do país.

ONG desconfia que candidatos se declararam negros só para conseguir vaga no Itamaraty
A ONG Educafro, do Frei David, protocolou na quarta-feira (25) uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) em que pedeaveriguação do resultado do concurso do Itamaraty para diplomatas. A suspeita da ONG é que candidatos se declararam negros somente para se aproveitar da cota estipulada para o concurso. O resultado do concurso foi divulgado na terça-feira (24) e previa 6% das vagas para negros.“Alguns candidatos induvidosamente brancos, provavelmente motivados pela insegurança em atingir as notas classificatórias no disputado concurso, buscaram um “atalho” e se declararam negros”, diz um trecho da representação. Segundo a ONG, a suspeita ganhou corpo a partir da comparação dos nomes dos candidatos aprovados no concurso por meio da cota para negros com seus perfis em redes sociais. Procurado, o Itamaraty afirmou que seu único critério para acesso à reserva de vagas é a autodeclaração dos candidatos.

Manifestantes inflam e exibem boneco de Dias Toffoli em Brasília
O ministro do Supremo Tribunal Federal, José Dias Toffoli, é o mais novo alvo dos manifestantes adeptos de bonecos gigantescos e infláveis. O brinquedo acaba de ser inflado na Esplanada dos Ministérios por integrantes do Movimento Nas Ruas. O magistrado é criticado por suas ligações com o Partido dos Trabalhadores e por não ter sido aprovado em concurso para juiz. O grupo quer seu afastamento do Supremo Tribunal Federal. Os manifestantes também fazem pressão para que os votos dos eleitores sejam impressos. É bom lembrar que Dias Toffoli é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário