quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Rapidinhas


França confirma morte de mentor dos atentados em Paris
A promotoria francesa confirmou nesta quinta-feira que o belga Abdelhamid Abaaoud, apontado como o mentor dos ataques terroristas em Paris, foi morto na operação policial feita em Saint-Denis, distrito ao Norte de Paris, na manhã de quarta. "Abdelhamid Abaaoud acaba de ser formalmente identificado, após compararmos impressões digitais, como um dos mortos no cerco policial. Era dele o corpo dentro do prédio atingido por balas", diz um comunicado oficial.
A ação antiterrorista em Saint-Denis tinha o jihadista como alvo. Além dele, outra suspeita morreu: uma mulher-bomba que detonou explosivos ao perceber o cerco policial. Acredita-se que ela e Abaaoud eram primos. As autoridades de segurança da França acreditam que Abdelhamid Abaaoud, de 28 anos, foi responsável por planejar e financiar os ataques terroristas a Paris, que deixaram 129 mortos e 352 feridos na noite de sexta-feira. Inicialmente, as investigações sugeriam que ele estava na Síria, mas o radical foi encontrado em um apartamento em Saint-Denis.

Cunha ameaça ressuscitar impeachment se PT votar contra ele
Se para o PMDB o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, disse que o impeachment esfriou e ficou para o ano que vem, seus emissários têm enviado outra mensagem para os parlamentares do PT. Ano que vem ou semana que vem, tudo dependerá do comportamento do PT no Conselho de Ética da Câmara. Se os petistas votarem pela cassação, Cunha tem ameaçado, novamente, com a abertura do impeachment contra Dilma Rousseff.

Dilma inclui receita com CPMF na Lei Orçamentária
A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso uma alteração à Lei Orçamentária de 2016 para incluir a arrecadação da CPMF na previsão de receitas do ano que vem, numa sinalização de que vai insistir na volta do imposto do cheque. Na mensagem, enviada nesta quarta-feira, a presidente informa que o impacto líquido na arrecadação com a CPMF será de 24 bilhões de reais. O governo espera que ela seja aprovada este ano para que a vigência do novo imposto aconteça a partir de abril de 2016. A conta do governo considera uma arrecadação total com a CPMF de 32,25 bilhões de reais, mas reduz parte da previsão de receitas com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no valor de 8,2 bilhões de reais. Essa estimativa representa, de acordo com o governo, um ganho líquido mensal de 2,77 bilhões de reais. Dilma fez uma avaliação relativamente otimista da situação política e entende que o governo tem conseguido recompor a base governista - ainda que, às vezes, a maioria seja apertada.

Editora Abril deixará de publicar a Playboy no Brasil
A editora Abril confirmou nesta quinta-feira (19) o fim da publicação da revista Playboy e de mais outros dois produtos: a Men’s Health e a Women’s Health, todas marcas licenciadas no Brasil.
Em comunicado distribuído por e-mail, a editora informou que o fim das revistas decorre de um “processo iniciado há cerca de um ano com a revisão do portfólio de produtos e a radical readequação das ofertas Abril à sua audiência, aos seus anunciantes e agências.” O anúncio vem pouco mais de um mês depois de a versão norte-americana da revista masculina anunciar que deixará de publicar fotos de mulheres nuas a partir de 2016. De acordo com a Abril, os assinantes das três revistas “terão os exemplares de dezembro entregues normalmente e poderão optar por outra revista do portfólio Abril, nas versões impressa ou digital.” A Playboy é publicada no Brasil há 40 anos.

Collor pagou carros de luxo com dinheiro de propinas, diz PF
Laudo da Polícia Federal anexado ao processo contra o senador Fernando Collor (PTB-AL) no Supremo Tribunal Federal aponta os indícios de que os carros de luxo apreendidos na casa do parlamentar em operação da PF foram comprados parcialmente com dinheiro de propina. Em agosto, Collor foi um dos primeiros políticos com mandato denunciados pela Procuradoria-Geral da República ao STF por envolvimento no petrolão. Ele é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. A denúncia feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Collor aponta para um esquema de uso de carros de luxo para lavagem de dinheiro. A PF quebrou o sigilo de 110.000 operações bancárias em onze contas do parlamentar, de sua mulher e de empresas dele. Agentes identificaram depósitos em dinheiro vivo fracionados para o senador - os valores eram geralmente baixos, para não levantar suspeitas. A ação, de acordo com a PF, é indicativo de lavagem de dinheiro. Foram identificados 469 depósitos de 2.000 reais, num total de 938.000 reais. Todos eles foram feitos da mesma agência do banco Itaú em Brasília. Justamente a que aparece nos comprovantes apreendidos com o doleiro Alberto Youssef. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário