terça-feira, 24 de novembro de 2015

Bom Dia!

Pensão vitalícia!

Na sessão de hoje da Assembleia Legislativa, deve ser votado o projeto da deputada Any Ortiz, do PPS, que estabelece normas para a pensão paga a ex-governadores. A deputada não quer acabar com a pensão, mas limitar a quatro anos o pagamento para os futuros governantes. Hoje, a pensão é vitalícia.

Na tarde de ontem (23) postei um pequeno comentário no Facebook sobre a entrevista do ex-governador petista, Olívio Dutra, que disse ao Correio do Povo ser contra o recebimento da pensão, por considera-la indevida. Para o Galo Missioneiro, ou Bigode, como é conhecido, o beneficio deve acabar, inclusive para os que hoje recebem a pensão.

Apenas para recordar, Olívio foi governador entre 1999 e 2003. A partir do final de seu mandato, passou a receber a pensão, ou seja, durante mais de 12 anos, mensalmente colocou no bolso, ou no banco, o valor recebido. E não lembro, mas pode ser que alguém lembre, de ter ouvido o petista reclamar ou condenar o pagamento da pensão. Recebeu, sempre, e ficou quieto.

Agora, quando o PT enfrenta uma série de problemas, principalmente éticos, pelo envolvimento de dirigentes partidários em corrupção, lavagem de dinheiro, recebimento de propinas e outros crimes,  ele concede entrevista afirmando que é contra a pensão recebida por ex-governadores, inclusive ele.

Repito aqui a pergunta que fiz no Facebook. Se o companheiro Olívio sempre foi contra o recebimento da pensão, como afirmou na entrevista, deveria ter autorizado o governo a depositar o valor em uma conta de alguma entidade assistencial, ou recebe-la e entregar a quem enfrenta sérias dificuldades para manter, por exemplo, um asilo para velhos ou crianças, para a APAE e tantas outras entidades do gênero. Muito pelo contrário, recebeu e ficou quieto.É um direito dele, exercido enquanto teve interesse.

Ninguém me perguntou, mas me adianto em explicar que sou contra o pagamento de pensão vitalícia a quem ocupou mandato eletivo. Quem se candidata é por vontade própria e política não é profissão.

Concordo com a deputada Any Ortiz que estabelece, no projeto que deve ser votado hoje, que os ex-governadores receberão, por quatro anos, a pensão, depois não mais. Acho que quatro anos é tempo mais do que suficiente para que qualquer um procure alternativas para seguir trabalhando ou reorganizar sua vida pessoal.

Agora, receber a pensão durante 12 anos e depois dizer que é contra, parece muito mais um oportunismo que beira a hipocrisia.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário