Licitação será homologada hoje
Foto: PMPA |
O prefeito José Fortunati participa nesta segunda-feira, 5, da
homologação do resultado da licitação do transporte coletivo de Porto Alegre.
Na ocasião, também será apresentada a nova identidade visual da frota de ônibus
da Capital.
Em setembro, a Comissão Especial de Licitação divulgou o resultado do processo licitatório para o transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre, após análise das propostas financeiras e técnicas das empresas interessadas
Em setembro, a Comissão Especial de Licitação divulgou o resultado do processo licitatório para o transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre, após análise das propostas financeiras e técnicas das empresas interessadas
Próximos passos – Cada consórcio ganhador terá prazo de
até 45 dias para assinatura do contrato e, posteriormente, 180 dias para início
das operações, previstas para o primeiro semestre de 2016.
Qualificação do serviço – O edital para contratação do transporte
coletivo por ônibus foi resultado de mais de dois anos de trabalho das equipes
da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e de demais órgãos da
prefeitura. O conteúdo, que prevê ampliação e qualificação do serviço prestado
ao cidadão, foi enriquecido com contribuições efetivas dos usuários.
O novo edital, publicado
no Diário Oficial de Porto Alegre em 6 de maio desse ano, aberto também às
empresas internacionais, foi dividido em seis lotes, para prestação do serviço
por 20 anos, e teve as propostas entregues em 6 de julho.
O documento prevê,
para maior conforto da população, a ampliação gradual de ar-condicionado na
frota, para não pesar no preço da tarifa. No prazo máximo de dez anos, 100 % da
frota terá ar-condicionado, sendo 25% já no primeiro ano, em todos os lotes das
bacias.
A licitação definiu ainda como itens de qualificação do serviço a previsão de acessibilidade em toda a frota; a ocupação de, no máximo, quatro pessoas por metro quadrado, diferente dos seis usuários atuais por metro quadrado; um aumento projetado de 72 veículos na frota atual de 1.709 ônibus; a criação do Sistema de Qualidade de Serviço, para analisar o grau de qualidade do atendimento prestado à população, podendo resultar em penalizações para as empresas exploradoras do serviço, com multas revertidas para a qualificação do sistema; e instalação de GPS em toda a frota, entre outros avanços em relação ao atendimento prestado atualmente na cidade.
Será criado, também, um Conselho de Usuários, para acompanhar todo o processo de concessão do sistema.
A licitação definiu ainda como itens de qualificação do serviço a previsão de acessibilidade em toda a frota; a ocupação de, no máximo, quatro pessoas por metro quadrado, diferente dos seis usuários atuais por metro quadrado; um aumento projetado de 72 veículos na frota atual de 1.709 ônibus; a criação do Sistema de Qualidade de Serviço, para analisar o grau de qualidade do atendimento prestado à população, podendo resultar em penalizações para as empresas exploradoras do serviço, com multas revertidas para a qualificação do sistema; e instalação de GPS em toda a frota, entre outros avanços em relação ao atendimento prestado atualmente na cidade.
Será criado, também, um Conselho de Usuários, para acompanhar todo o processo de concessão do sistema.
Quero ver qual será o grau de qualidade do atendimento prestado à população do Extremo Sul de Porto Alegre. Hoje o atendimento é péssimo em termos de quantidade de horários.
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