terça-feira, 27 de outubro de 2015

PIB menor em 2015

Governo prevê retração de 2,8%

O governo federal reduziu oficialmente sua projeção de queda do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano para 2,8%, informaram os Ministério do Planejamento e da Fazenda nesta terça-feira (27). A nova estimativa consta do documento divulgado para embasar a revisão da meta de resultado fiscal deste ano - que passou para um rombo de R$ 51,8 bilhões para as contas do governo, podendo ser maior ainda sem o leilão de hidrelétricas previsto para este ano.

"Refletindo esse quadro, a grade de parâmetros preparada pela Secretaria de Política Econômica [do Ministério da Fazenda] em outubro de 2015 projeta redução real do PIB de 2,8% este ano. Esta é a grade de parâmetros adotada pelo governo federal na projeção das suas receitas", informou o governo. Se confirmada, a previsão do governo representará a maior contração do PIB em 25 anos, ou seja, desde 1990, quando foi registrada uma queda de 4,35%.
No mês passado, a previsão do governo era de um retração de 2,44% no PIB deste ano.

Para os economistas do mercado financeiro, porém, o PIB deverá ter uma queda maior ainda em 2015: superior a 3%. O Banco Central estimou, no último relatório de inflação, divulgado no final de setembro, uma contração de 2,7% para a economia brasileira neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário