segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Bom Dia!

Uma Jovem Guarda de 50 anos

“É uma brasa, mora”, era a frase que Roberto Carlos usava para abrir o programa Jovem Guarda, todos os sábados na TV Record. Ao lado dele, Erasmo, o Tremendão, Vanderléa, a Ternurinha, e o Grupo RC 7. Quando o Rei entrava no palco, a multidão que lotava o Teatro Record não parava mais de gritar e cantar.

Lembro, como se fosse hoje, daquelas tardes de imensa alegria, preenchidas com letras singelas e ritmo bem ao gosto dos jovens da época. Era 1965, eu tinha 24 anos e praticamente não perdia um só programa.

Martinha, Os Vips, Eduardo Araújo e Silvinha, Os Golden Boys, Ed Wilson, The Feevers, Renato e seus Blue Caps, Carlos Gonzaga, Jerry Adriani e tantos outros cantores e cantoras formavam o chamado grupo da Jovem Guarda.

Depois de um tempo, o programa acabou, mas a jovem guarda seguiu seu caminho, cada um buscando espaço entre a juventude que não se cansava de aplaudir e de comprar LPs e discos compactos lançados por eles.

E lá se vão 50 anos! Os jovens ficaram mais velhos, muitos já não estão conosco, outros deixaram de cantar e só se reúnem quando querem lembrar de um tempo que, certamente, nunca esqueceram.

Como nós, jovens daquela época, idosos de hoje, que volta e meia nos pegamos cantarolando uma música do Roberto, do Erasmo ou da Vanderléa. É o momento mágico que nos faz voltar no tempo e ficar esperando que o Roberto Carlos repita: “É uma brasa, mora”.

Todos nós que vivemos a Jovem Guarda, guardamos alguma recordação de um namoro mal resolvido, de uma reunião dançante, de um baile, de uma paixão platônica e de um tempo que, pelo menos para mim, seguirá sendo uma brasa, mora!

E para comemorar os 50 anos da Jovem Guarda, durante a semana vou relembrar, no Som do dia, as músicas daquele tempo. Espero que vocês curtam e lembrem, os do meu tempo, é claro, o quanto a Jovem Guarda alegrou nossa juventude!


Tenham todos um Bom Dia!

Música: Quero que vá tudo pro inferno
Intérprete: Roberto Carlos



Nenhum comentário:

Postar um comentário