segunda-feira, 18 de maio de 2015

Não é privatização

É programa de concessões


Foto: Agência Globo
A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta segunda-feira que o programa nacional de investimentos em infraestrutura e logística será lançado no próximo mês. Ao anunciar a nova concessão da ponte Rio-Niterói, Dilma disse que o negócio encerra a primeira fase de concessões federais e é um prenúncio dessa nova etapa que começará. A partir de 1º de junho, a Ecoponte será responsável pela ligação de Niterói ao Rio, cobrando um pedágio mais baixo, de R$ 3,70, contra os atuais R$ 5,20.

—  Nós vamos entrar na segunda fase do programa de concessões, que nós esperamos lançar em junho. E acreditamos que terá o mesmo sucesso que o primeiro teve. Hoje é um dia especial. Transitar para a segunda etapa de concessão é algo importante, que mostra que no Brasil nós temos maturidade suficiente para ter um projeto de concessão que foi respeitado, que as regras foram cumpridas, que não houve nenhum desequilíbrio nos contratos. Significa que o projeto de concessão brasileiro é credível e forte — discursou Dilma, na cerimônia no Palácio do Planalto.

Dilma comentou que a nova concessão da ponte Rio-Niteroi vai desafogar o trânsito nas duas cidades, por conta das obras que serão feitas para melhorar o acesso à ponte. E também classificou como "justo" o valor, mais baixo, do pedágio.

O governo corre para incluir no pacote novas rodovias, ferrovias e aeroportos, a fim de mostrar ao mercado um programa capaz de acelerar a economia a médio prazo, ainda que certos empreendimentos sejam apenas sinalizações, como a concessão de serviços de dragagem em portos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário