segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bom Dia!

Quem será o novo prefeito?


Estamos apenas no quarto mês de 2015 e a eleição para prefeito está marcada para outubro de 2016, mas as articulações tomam força com os partidos começando a pensar em nomes para suceder José Fortunati.

Com a licença solicitada pelo atual prefeito, descontente com sua bancada (PDT) na Câmara Municipal, seu vice Sebastião Melo (PMDB) pode encontrar alguma dificuldade, já que o próprio PDT, parceiro até aqui, pode se lançar na briga com candidato próprio. A declaração de Pompeo de Mattos, presidente estadual do partido, quase não deixa duvidas. Para Pompeo, "o PDT, sem o Fortunatti, se ajeita. Mas o Fortunati sem o PDT não se recupera mais".

No partido de Leonel Brizola, começam a surgir nomes como o de Juliana Brizola, suplente de deputado, Vieira da Cunha, atual secretário estadual da Educação, e do deputado federal Afonso Motta.

De qualquer forma, mantido o atual  bloco que governa a cidade, o nome de Sebastião Melo é o mais forte. O vice-prefeito é praticamente unanimidade entre os peemedebistas. Vai precisar carregar o desgaste de ser governo e aparar arestas com os aliados que buscam mais espaços.

A deputada comunista, Manuela D'Avila (PC do B) é quem parece reunir a preferência dos blocos oposicionistas. Já concorreu, perdeu, mas preferiu disputar uma vaga na Assembleia Legislativa para ficar mais próxima do eleitorado da Capital. Sofrerá, é certo, com a campanha que se posiciona contra o atual governo, do qual seu partido faz parte. e não quer permitir a chegada do comunismo ao poder!

Mesmo desgastado com o envolvimento de inúmeros representantes seus na Operação Lava Jato, o PP pensa em lançar candidatura própria. Dois nomes são mencionados, mesmo que nada de oficial ainda exista. Kevin Krieger e Marcel Van Hattem, deputado estadual, seriam os possíveis candidatos.

Outros partidos, como PSB, PSol, PSD e PSDB, oferecem nomes para a disputa. Beto Albuquerque, que foi o vice de Marina Silva, poderia ser o candidato socialista. Já o PSol, se articula para a disputa com Luciana Genro. No PSD, recentemente envolvido com o episódio do gabinete do deputado Jardel, tem no ex-goleiro Danrlei, seu candidato preferido. Para os tucanos, seria a vez de Marchezan Júnior.

Mas este é apenas um quadro extremamente preliminar. Até as datas das convenções, muita articulação, muito acerto, muita luta de bastidores, poderão mudar completamente o cenário atual.

Falta muito, eu diria, para que a gente fique sabendo quem será o novo prefeito.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário