quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Bom Dia!

Redação nota zero

Extremamente preocupante o que está sendo divulgado desde ontem para todo o Brasil. Mais de 500 mil redações tiveram nota zero no Enem. Precisamente, 529.373 candidatos tiveram suas notas zeradas na redação cujo tema foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Além disso, outras 248.471 redações foram anuladas, ou seja, 777.844 candidatos foram eliminados na redação. Somente 250 conseguiram a nota máxima em redação.
Para se ter uma idéia da queda do nível de ensino dos candidatos, em 2013, com número menor de inscritos, 106.742 tiveram nota zero e 481 obtiveram a nota máxima.

Mas não foi só na redação. Em matemática a queda dos candidatos que alcançaram nota média foi de 7,3%. Em 2014 a média foi de 476,6,enquanto que em 2013 os candidatos tiveram média de 514,1 pontos.
Para o novo ministro da Educação, Cid Gomes, “o ensino brasileiro está muito aquém do desejado”. Ele acha que “os alunos estão lendo pouco e os brasileiros lendo pouco demais”.

Considerando-se que o resultado mostra um  quadro de todo o Brasil, acho que “extremamente preocupante” é até pouco diante da realidade do nosso ensino. Note-se que a queda de qualidade em um só ano foi muito grande, o que mostra o quase total descaso das autoridades governamentais diante da realidade. Oferecem um ensino fundamental da pior qualidade, principalmente nas escolas públicas e, depois, tentam mascarar o problema criando cotas, permitindo que jovens com muito pouca ou quase nenhuma classificação acabem chegando ao ensino superior.

Impossível dissociar o problema da péssima qualidade do ensino dos baixíssimos salários recebidos pelos professores no Brasil. Em algumas regiões, chega a ser inacreditável a situação a que estão expostas as crianças que precisam de ensino público. Elas só aprendem o que é mais básico, graças ao amor que algumas pessoas nutrem pelo ensinamento.

Aqui mesmo, no Rio Grande do Sul, tivemos o exemplo clássico de que importa muito pouco o que recebem os professores em relação ao que vão ensinar aos alunos. Um governador, responsável pela criação do Piso Salarial dos professores, assumiu o governo e decidiu não cumprir a lei que assinou como ministro.

Diante de um governo que trata a educação com tanto menosprezo, mais de 500 mil candidatos com nota zero em redação, não seria motivo para grande admiração. Lamentavelmente.

Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário