segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Transporte coletivo público

Fortunati anuncia mudanças em novo edital

Como a própria prefeitura previa, falhou mais uma tentativa de licitar o transporte público na Capital. Nenhuma das empresas que operam em Porto Alegre apresentou proposta nesta segunda-feira. As 12 empresas permissionárias já tinham antecipado que não participariam do edital, o que se confirmou na tarde de hoje.
Sabedor de que, mais uma vez, as empresas não manifestariam interesse na licitação, o prefeito José Fortunati, logo após a abertura da sessão para entrega das propostas, decidiu adotar o plano B.
- Nós poderíamos fazer o terceiro, o quarto, o décimo ou o milésimo edital, a licitação seria deserta. Vamos mudar o escopo da licitação, afirmou.
Pelo novo edital que deverá ser lançado nos próximos seis seis meses, serão licitadas as linhas, não mais as bacias. Com isso, pequenas e médias empresas poderão concorrer sem que seja necessária a formação de consórcios. “Essa formação de consórcios acaba oligopolizando o processo. Vamos abrir para que pequenas empresas possam participar, disse Fortunati.
O prefeito anunciou que, com o presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, visitará pessoalmente empresas de ônibus. “Minha função é buscar novas empresas, seja no interior do Rio Grande do Sul ou até mesmo no âmbito internacional”, concluiu.
Mesmo com mudança na terceira licitação, Fortunati garantiu que os ônibus da Capital seguirão com tarifa única. O prefeito revelou ainda que as linhas sem interessados serão migradas para a Carris, empresa pública de transporte de Porto Alegre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário