quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Opinião

Dilma: verdade ou fantasia?

Machado Filho

Matéria publicada em 11 de setembro de 2014, durante a campanha eleitoral. Nela, a candidata Dilma Roussef critica a candidata Marina Silva por contar com o apoio de Neca Setúbal, herdeira do Banco Itau

— Não adianta querer falar que eu fiz bolsa banqueiro. Eu não tenho banqueiro me apoiando. Eu não tenho banqueiro, você entende, me sustentando — disse Dilma na ocasião.

Candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que Neca Setubal, herdeira do banco Itaú e uma das coordenadoras da campanha de Marina Silva (PSB), está se comportando nestas eleições como banqueira, e não como educadora. Questionada sobre a mudança de posição do PT em relação à Neca — que em 2012 colaborou com o programa de educação do então candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad —, 

Dilma afirmou que quem mudou de atitude foi a aliada de Marina:

— Mudou porque ela está se comportando como banqueira. Na medida que sou herdeira do banco Itaú e defendo uma política que beneficia claramente os bancos, que é a política de independência do Banco Central, de redução do papel dos bancos públicos, eu estou fazendo papel de banqueira. Não estou falando sobre educação nem sobre criança nem sobre creche. Não dá para vestir as duas roupas, ou é uma ou é outra, ou é a verdadeira ou é a fantasia.

Matéria publicada hoje, 20 de novembro de 2014, no jornal Estado de São Paulo, depois de Dilma ter sido reeleita presidente da República.

O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, alegou todos os compromissos que tem a frente do banco para não aceitar o convite de Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Fazenda no lugar de Guido Mantega, segundo apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. O executivo é cotado para substituir Lázaro de Mello Brandão, presidente do conselho de administração da instituição, e está sendo preparado há anos para galgar tal posto.

Afinal de contas, em que momento Dilma está sendo verdadeira e sincera? Quando era candidata e renegava a presença de banqueiros a seu lado, ou gora, depois de reeleita, quando convida o presidente de um Banco para ser seu ministro da Fazenda?

Depois de não cumprir diversas promessas de campanha, adotando medidas que prometeu não adotar, Dilma extrapola todos os limites ao desejar entregar a economia do Brasil a um banqueiro. E, se não for Trabuco, será Joaquim Levy, que administra fundos do Bradesco.

É bom não esquecer do que Dilma afirmou sobre a “mudança” de Neca Setubal: “mudou ela que está se comportando como banqueira” e finalizou dizendo: “não dá para vestir as duas roupas, ou é uma ou é outra, ou é a verdadeira ou é a fantasia”

E agora, presidente Dilma, que roupa a senhora está usando ao convidar um banqueiro para comandar seu ministério da Fazenda? A verdadeira ou a fantasia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário