domingo, 21 de setembro de 2014

Eleições 2014

O lado sujo da campanha
No meu Bom Dia de hoje (21) falei no Lado Sujo das Eleições, quando faltam duas semanas para o pleito. Quem leu sabe que retratei somente o que venho observando nos comentários, nas publicações e nas redes sociais, ou seja, uma preocupação com a forma como tentam todos os recursos, mesmo os mais escusos, para atingir, ou tentar atingir, candidatos adversários.
Meu blog é livre, sem qualquer tipo de patrocínio, sem nenhum financiamento, o que me dá o direito de expor minhas ideias e convicções, independentemente de lado político e ideológico. É um espaço aberto.
Na linha do que falei, transcrevo material divulgado nas redes sociais sobre o que vem sendo dito a respeito de uma denúncia feita por um blog, sobre uma propriedade da senadora Ana Amélia, que lidera as pesquisas de intenção de votos para o Governo do Estado. Recomendo a leitura.

Site tenta distorcer informações para atacar candidatura de 
Ana Amélia ao Governo do Estado

A candidatura de Ana Amélia ao Governo do Rio Grande do Sul está sendo alvo de mais uma investida inescrupulosa dos adversários. Desta vez, com a participação de um blog obscuro, registrado há 30 dias e intitulado Sociedade Politica. A “denúncia” diz respeito a bens que não teriam sido declarados pela atual senadora à Justiça Eleitoral, referentes ao espólio de seu falecido marido Octávio Omar Cardoso.

A verdade, sem versões ou interpretações maldosas, é a seguinte:

- A propriedade rural, no município de Formosa (GO), sempre foi pública e sempre esteve nas declarações do marido, Octávio Omar Cardoso. Como eram casados pelo regime de comunhão de bens, o patrimônio comum pode ser declarado integralmente por apenas um dos cônjuges.

- Desde a aquisição da propriedade, na metade da década de 80, a propriedade rural sempre constou na declaração de renda de Octávio Cardoso. Além disso, é importante ressaltar que essa propriedade rural sempre teve empregados que auxiliavam a manter a criação de gado.

- Com o falecimento de Octávio Cardoso, em 2011, o patrimônio passou a integrar o Espólio, que era composto pela senadora Ana Amélia Lemos e mais três herdeiras. A citada propriedade rural passou a ser declarada, então, pelo Espólio de Octávio Cardoso, de qual faz parte a Senadora Ana Amélia Lemos e mais três filhas do ex-senador.

- Na declaração do Espólio, prestada em 2014, esse bem continuou registrado. O Espólio era o proprietário do bem, até que foi realizada a partilha. Com o fim do inventário e a respectiva partilha de bens entre as quatro herdeiras, já em 2014, a parte pertencente à senadora constará na declaração de bens ano-base 2014, exercício 2015, rigorosamente dentro da legislação brasileira.

- Quando do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), no sistema do TSE, deve se juntar a declaração de renda do ano anterior, razão pela qual foi juntada a declaração de renda ano-base 2013, em que não constou a propriedade rural porque estava na declaração do Espólio de Octávio Cardoso.

- Somente com a partilha dos bens entre as quatro herdeiras e a venda da propriedade rural, ocorrida em 2014, esse patrimônio será incorporado na declaração da senadora em 2015, ano-base 2014, conforme a legislação em vigor.

O procedimento é absolutamente legal e transparente. É tão transparente que a Senadora já havia antecipado essa notícia à Veja em janeiro de 2014:


E sempre deu publicidade à fazenda, como se pode ver da entrevista concedida ao Coletiva.net:


Mais transparência impossível. Veículos de comunicação respeitados no Rio Grande do Sul e no país entenderam a situação após a busca por esclarecimentos com o setor jurídico da coligação Esperança que Une o Rio Grande. Sites noticiosos, no entanto, a serviço do principal adversário, colocam em xeque a prática do jornalismo, optando por publicar suas próprias versões fantasiosas, tentando, mais uma vez, denegrir a imagem da senadora que lidera as pesquisas ao governo do Estado.


Os eleitores gaúchos, cada vez mais, repudiam a agressividade na campanha e as tentativas de desqualificar os adversários, como vem ocorrendo nas últimas semanas em relação à candidata Ana Amélia. Atitudes como essa talvez expliquem a alta rejeição dos adversários na atual campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário