quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cafezinho


Resumo de informações que são destaque nos portais de notícias nesta quarta-feira, dia 17


Estado Islâmico quer matar o Papa
O embaixador do Iraque junto à Santa Fé, Habbed Al Sadr, anunciou, nesta terça-feira, que o Papa Francisco tem sofrido ameaças do grupo extremista Estado Islâmico (EI). As informações são doDaily Mail.
O alerta acontece em um momento em que o pontífice se prepara para se deslocar à Albânia e planeja uma visita à Turquia, países de maioria muçulmana.
“O autoproclamado Estado Islâmico foi claro: eles querem matar o Papa. As ameaças são reais”, disse o iraquiano ao jornal italiano La Nazione.
Segundo o Al Sadr, como o grupo está tomando proporções mundiais e conta com integrantes de diversas nações, a ameaça é ainda mais grave e a segurança do pontífice estaria em risco em qualquer lugar do planeta. 
"Quero deixar claro que não tenho nenhum conhecimento sobre os futuros planos dos terroristas. Mas a regra do Estado Islâmico é clara: ou a pessoa se converte à religião deles ou morre. Com o Papa, a morte seria a única opção que eles dariam.", disse o iraquiano. (Terra)


STF libera Bispo Rodrigues para cumprir pena em casa
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, relator do processo do mensalão, liberou o ex-deputado Bispo Rodrigues para cumprir em casa o restante de sua pena de 6 anos e 3 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Na prática, Rodrigues, que estava em regime semiaberto, irá para o regime aberto. O benefício é concedido aos presos após o cumprimento de um sexto de suas penas.
Como durante parte do tempo em que ficou no semiaberto Rodrigues trabalhou numa rádio ligada à Igreja Universal, ele conseguiu abater alguns dias de sua pena, o que o fez cumprir um sexto de sua condenação mais rapidamente.(UOL)


Delação premiada impõe sigilo, afirma procurador
Após visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros, na manhã desta quarta-feira (17), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reiterou que ainda não tomou conhecimento do acordo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ele ressaltou, no entanto, que os acusados que fazem esse tipo de acordo não podem se referir a qualquer informação que tenha sido passada ao Ministério Público
- A lei que disciplina a questão da delação premiada impõe sigilo a todos os envolvidos. A lei impede que qualquer pessoa se refira a eventual delação e a seu conteúdo – disse o procurador, que esteve no Senado para entregar um relatório do MPF a Renan.
É grande a expectativa quando ao depoimento de Paulo Roberto Costa nesta quarta-feira (17) e se a reunião será aberta ou secreta. A previsão do presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), é de que a reunião comece sem restrições, mas sujeita a se tornar fechada, a pedido dos parlamentares, se isso for condição para Costa contar mais detalhes do esquema investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. (JB)


Eike só tem dinheiro para despesas comuns, afirma advogado
Nem mesmo os maiores desafetos do empresário Eike Batista poderiam imaginar as dificuldades que assolam a vida do fundador do grupo EBX atualmente. Em entrevista exclusiva ao Infomoney, o advogado de Eike, Sérgio Bermudes, falou sobre o bloqueio de bens do empresário de até R$ 1,5 bilhão, determinado pela Justiça. Bermudes foi contundente ao afirmar que o empresário não possui esse montante em suas contas bancárias.
"Eike só tem dinheiro para despesas correntes, comuns, domésticas", explicou Bermudes, acrescentando que a cifra que Batista possui em suas contas é utilizada para o pagamento de gastos com a educação da família, alimentação e manutenção da casa. O advogado descartou que o dono do grupo EBX tenha qualquer gasto de luxo. (IG)


Airton Ortiz é o patrono da 60ª Feira do Livro
O nome foi anunciado na manhã desta quarta-feira pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) no Santander Cultural.
O novo patrono é jornalista, escritor e fotógrafo. Já publicou 16 livros, sendo dez de reportagem, três de crônicas, dois romances e um de fotografia. Criador do gênero Jornalismo de Aventura, onde é ao mesmo tempo repórter e protagonista da reportagem, já ganhou diversos prêmios tanto jornalísticos quanto literários. 
Ortiz foi patrono de 20 feiras do livro no Rio Grande do Sul e nove vezes indicado ao título de patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Além disso, no próximo carnaval será tema-enredo da Escola de Samba Aldeanos, de Cachoeira do Sul, onde também já foi patrono da feira do livro. Na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, Airton Ortiz lançará o 17º livro, Paris, uma coletânea de crônicas sobre a temporada em que morou na capital da França. A obra sairá pela Benvira, o selo de literatura brasileira do Grupo Saraiva. (Correio do Povo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário