quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bom dia!

Quero minha Rua da Praia de volta!

Acho que alguns ainda lembram. Faz algum tempo iniciei aqui neste espaço, juntamente com o Paulo Pruss, do Porto Alegre Personagens, uma campanha para que os vereadores tomassem tratassem de recolocar o nome Rua da Praia no lugar de Rua dos Andradas. Tivemos centenas de adesões, pessoas que votavam através do blog ou que enviavam comentários apoiando a idéia.
Alertado de que a troca do nome causaria muitos problemas, já que existem muitas empresas com endereço registrado e famílias que moram ali, mudei a sugestão para que as placas onde consta Rua dos Andradas tivessem um acréscimo e que nelas se colocasse “Antiga Rua da Praia”. Afinal, não conheço quem diga, por exemplo, que vai ao centro comprar alguma coisa ou passear na Rua dos Andradas. Todos falam em dar um pulo até a Rua da Praia. Turistas que visitam nossa cidade, não admitem voltar sem dar um passeio pela Rua da Praia, jamais pela Andradas.

Falo no assunto quando vejo que a Câmara Municipal aprovou a mudança do nome da Avenida Castelo Branco para Avenida da Legalidade e da Democracia. A alegação dos autores, ambos do PSol, é de que “estavam tirando o nome de um ditador e colocando o do maior movimento cívico do Rio Grande do Sul”
Pego o argumento principal para, não querendo entrar no mérito do nome antigo nem do próximo, perguntar aos 21 vereadores que votaram favoravelmente, se Castelo Branco é o único ditador homenageado com nome de rua em Porto Alegre. Acho que não!

De qualquer maneira, assim como Rua da Praia, a avenida que nos leva e traz quando saímos ou chegamos em Porto Alegre, vai demorar muito para deixar de ser chamada de Castelo Branco. Acho difícil que alguém que saia de Porto Alegre, por exemplo, diga: “eu vou pela Avenida da Legalidade e da Democracia”, bem como quem vem ao Centro para comprar ou passear na Rua da Praia.

Não sou contra lutar para que o povo esqueça os nomes dos ditadores, mas acho que esta deve ser uma regra geral, incluindo ditadores internacionais, hoje transformados em heróis,  para alguns defensores da democracia. 

Um comentário:

  1. ...os mesmos parasitas de sempre.....Estão perpetuados no poder....via voto ignorante e vendido. O que esperar desse tipo de gente ? ....São vereadores despreparados para a função.....afinal representam um povo despreparado para votar.
    É lamentável......mas é assim......políticos que se preocupam com bobagens......e nunca com o trabalho......PARASITAS !!!!!!!!

    ResponderExcluir