terça-feira, 19 de agosto de 2014

Bom Dia!

Marina vai honrar as alianças de Campos?

Como se diz normalmente, ‘as coisas na política são muito ágeis’, o que nos faz refletir sobre a possibilidade de Marina decidir não acatar algumas alianças consolidadas por Eduardo Campos. Em alguns estados, inclusive, Marina foi contra as alianças. Em São Paulo, por exemplo, o PSB apoia Geraldo Alckmin (PSDB) e no Rio de Janeiro, os socialistas estão aliados ao PT de Lindbergh Farias. Nos dois casos, a posição de Marina foi contrária aos acordos firmados por Campos. Ela, inclusive, evitava participar de palanques ao lado dos candidatos que não aceitava.

Em Alagoas o PSB apoia a candidatura de Benedito de Lira (PP), que garantiu palanque para Campos no estado. Lá, Marina está ao lado de Heloisa Helena (PSOL) candidata ao Senado que é rival de Lira e da ex-prefeita Kátia Born, presidente do PSB alagoano.

Vale lembrar que Campos acertou apoio ao PMDB em seis estados, mas em três deles o aval da Rede, de Marina, é negado. Neste caso está o candidato Nelsinho Trad (PMDB), que disputa o governo do Mato Grosso do Sul e é ligado ao agronegócio, motivo para grandes desentendimentos com a ex-senadora. No Mato Grosso do Sul, é dado como certo o rompimento da aliança caso o nome de Marina seja confirmado.

Aqui no RS, a morte de Eduardo Campos pode resultar num racha ainda maior no PMDB. Parte do diretório peemedebista ligada ao agronegócio, mesmo oferecendo resistência, decidiu aceitar o apoio à chapa Campos/Marina. Com Marina na cabeça de chapa, muitos poderão declarar apoio à Dilma, principalmente aqueles  mais prpoximos ao vice-presidente Michel Temer. Uma outra ala, próxima ao senador Pedro Simon e a José Ivo Sartori, já tem mais afinidades com Marina.

Em Santa Catarina, a aliança firmada com Paulo Bornhausen, que trocou o PSD pelo PSB, recebendo aval de Eduardo Campos para articular um acordo com o PSDB, os militantes da Rede e a própria Marina não aceitam a composição.

Resta saber se, oficializado o nome de Marina Silva como candidata do PSB, os acordos firmados por Campos, considerado um conciliador e grande articulador, serão mantidos por ela. Será o momento de Marina Silva mostrar que é mais PSB do que Rede.
Tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário