terça-feira, 22 de abril de 2014

Bom Dia!

Onde está o nosso orgulho?

Assisti, no final de semana, o entusiasmo dos americanos com a realização da Maratona de Boston. Usando as cores da bandeira nacional e as que identificam os moradores da cidade, milhares de pessoas foram para rua comemorar a presença de cerca de 36 mil corredores do mundo inteiro, 9 mil a mais do que no ano passado, quando um atentado terrorista matou três pessoas que assistiam a maratona.
O que eu quero destacar aqui é o orgulho que os presentes demonstravam em usar as cores vermelho, azul e branco da bandeira americana. Ao longo das avenidas, bandeiras dos Estados Unidos tremulavam nos postes e nas sacadas dos prédios. Orgulho que se destacava nas cores azul e amarelo que os moradores de Boston vestiam. Decididamente, o povo americano tem orgulho de reverenciar seus símbolos cívicos.

Falo no assunto para, com tristeza, andar pelas ruas da cidade e não ver uma única bandeira do Brasil, uma única pessoa com as cores verde e amarelo, no dia em que deveríamos comemorar o aniversário do nosso país. Aqui, lamentavelmente, não respeitamos nada, muito menos os símbolos nacionais. Muito pelo contrário. O que se vê nas manifestações de rua são pessoas usando bandeiras de Cuba, as cores da Venezuela e camisetas com a foto do Che Guevara, por exemplo. Parece que ninguém tem orgulho de ser brasileiro.

A indiferença do povo deve ser reflexo da postura dos governantes, que estão muito mais preocupados em manter o poder do que incentivar o amor pela pátria, pela bandeira brasileira, pelo Brasil. Muito diferente de quando eu era criança e comemorava a descoberta do Brasil hasteando a bandeira na escola, cantando o Hino Nacional e caprichando em redações que transmitiam o orgulho de crescer amando a minha pátria.

Calma! Não estou querendo ser saudosista, estou apenas refletindo sobre o quanto ignoramos determinados valores importantes e acabamos exaltando outros que nada tem a ver conosco. Decididamente, pobre brasileiro que perdeu o orgulho e o amor pelo Brasil. Os que ainda teimam em amá-lo, parece que sentem vergonha em demonstrar este amor.


Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário